Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quarta-feira, 28 de Março de 2012

E foi assim o 2.º Workshop de Apicultura

Algumas imagens do 2.º Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes:

A parte teórica, na casa da Quinta da Ameixoeira Torta.

Fumigador em acção. Fumo branco, seco e frio. Apenas um pequeno sopro, criando uma pequna nuvem de fumaça que se mantenha sobre os quadros, para pacificar as abelhas, que associam o fumo a um fogo florestal, enxendo-se de mel.

 
Leitura de um quadro. Haverá postura recente? Alvéolos vagos? A raínha está a trabalhar bem?

O mestre ajuda os formandos na leitura de um quadro.
 
Colocação de uma nova alça para mel.

E os formandos dão os seus primeiros passos com as abelhas.
Colocação da cobertura sobre a alça de mel de uma segunda colmeia.
Entrada das abelhas na colmeia, após a perturbação. Algumas regressa do seu voo de colheita, com as patas carregadas com pólen.
Como caças F14 Tomcat aterrando no convés do porta-aviões...

Esta abelha exibe um comportamento em que liberta o odor indicativo da sua colmeia, para que a identifiquem e deixem entrar. Uma espécie de santo e senha.
A turma do segundo workshop, no Domingo de manhã.

Os formandos dão os seus primeiros passos com as abelhas: retirando os quadros para inspeção.
Leitura de um quadro: a rainha é a abelha mais comprida, que pode ser vista no centro da imagem.

Leitura de um quadro: no centro da imagem, célula de rainha.

No Domingo à tarde, os formandos do 1.º workshop que não tinham tido hipótese de dar os seus primeiros passos com as abelhas, por causa da chuva, tiveram, finalmente, essa oportunidade.
Aqui, o Harald usa quadros vazios, que incentivam a criação de zangãos: um método engenhoso e natural para controlar a  Varroa destructor, um ácaro responsável pela devastação de muitas colmeias.

O método do Harald a funcionar: Alguns exemplares de varroa no favo de criação de zangãos. Em pormenor, varroa na larva de um zangão.

As galinhas chamaram-lhe um figo (e os galos também)!

E contribuem para fechar o círculo e manter a sanidade da colmeia. Nada se perde!
Controlo engenhos da varroa: à tarde, um quadro vazio (para zangãos) que tínhamos colocado na parte da manhã já se encontrava com bastante cera puxada pelas abelhas.

 Ao fim do dia, tirou-se mel de alguns quadros velhos de mel que foram substituídos por cera nova.

Depois dos alvéolos espremidos...
 E a colheita final. Encerramento de um dia fantástico!

segunda-feira, 19 de Março de 2012

Palestra Apicultura 2.0 - Sexta-feira, 23 de Março

A segunda palestra sobre apicultura por Harald Hafner, em Paredes, é já no dia 23 de Março.

A primeira foi uma excelente introdução ao mundo das abelhas.
Esta segunda palestra, à semelhança da primeira, fará parte do 2.º workshop sobre apicultura.
E tal como a primeira, também esta é aberta a todos e gratuita.
Apareçam e tragam todos aquelas que poderão ter um interesse por esses fascinantes insectos que são as abelhas, e por esta maravilhosa actividade que é a apicultura.

No auditório da Junta de Freguesia de Castelões de Cepeda (Paredes), Sexta-feira, 23 de Março, pelas 21:15 h.

sexta-feira, 16 de Março de 2012

Heat. Documentário

Um excelente documentário sobre alterações climáticas. Vale mesmo a pena ver.

Dicas: para evitarem os reclames iniciais, saltem directamente para o minuto 3. No final desta secção, 11:36 m, cliquem em "Browse More Video" e escolham a parte 2 do documentário Heat.

quarta-feira, 14 de Março de 2012

3º Curso de Iniciativas de Transição em Linda a Velha!!

Os colegas de Linda-a-Velha em Transição, em conjunto com outras iniciativas da Grande Lisboa estão a organizar mais um curso de iniciativas de Transição nos dias 24 e 25 de Março.
Vai ser o primeiro  curso de iniciativas de Transição ministrado por formadores portugueses!
Recomenda-se vivamente!

segunda-feira, 12 de Março de 2012

É um Record Absoluto!

12 de Março de 2012.
Será surpresa para alguém?
Nunca os preços dos combustíveis atingiram este patamar.
Quais serão as repercussões na economia?
Que efeito terá na tão desejada retoma?
E... e agora?

sexta-feira, 9 de Março de 2012

Famalicão em Transição: 2ª sessão de documentários: Em Transição

Aqui ao lado, em Famalicão em Transição:


Compareça na  2ª sessão de documentários de transição e veja como experiências de transição estão a mudar a vida de comunidades  para uma vivência mais sustentável, interligada e feliz! 

A sessão ocorrerá  no próximo dia  17 de Março, sábado às 14:15 horas, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, e serão exibidos:

  • Documentário "Em Transição 1.0" (49 min). "In Transition 1.0" é o primeiro filme detalhado sobre o movimento de transição filmado pelos que o conhecem melhor, os que estão a fazer acontecer no terreno.
As exibições serão intercaladas com debate/tertúlia com os convidados Yassine Benderra e Joana Costa, permacultores e monitores de cursos de design em permacultura (PDC). Conheçam-nos um pouco melhor nos sites do Espaço Compasso ou do 1º curso PDC (Permaculture Design Course) no Porto, em que são dois dos formadores.

Inscrição através do mail famalicaom@gmail.com.  Inclui um pequeno lanche. Pede-se aos participantes 1 euro para contribuição nas despesas.

quarta-feira, 7 de Março de 2012

2.º Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes!

Boas notícias!

Já esperávamos que o primeiro workshop esgotasse, se bem que, com o costume bem português de deixar as coisas para a última, as inscrições, no início, tivessem tardado a chegar. Com esta expectativa, já tínhamos combinado com o Harald datas para uma segunda ronda.

Sendo assim, e com uma lista de espera de 10 pessoas que não tiveram a possibilidade de ingressar no primeiro curso, abrimos hoje as inscrições para o segundo e último.


As datas para este segundo curso são:

1.ª sessão: Março. 23, 24, 25
(Sexta 21:15 - 23:15 h, Sab. 9 - 17:00 h, Dom. 9 - 13:00 h)

2.ª sessão:
Abril. 29
(Dom.  9-17:00 h)

3.ª sessão: Junho. 8, 9, 10
(Sexta 21:15 - 23:15 h, Sab. 9 - 17:00 h, Dom. 9:00 h - até terminar, na parte da tarde)


 
Os interessados em frequentar este segundo workshop poderão fazê-lo enviando a ficha de inscrição preenchida e efectuando a transferência 75€  (metade do custo do curso) para o NIB da associação Paredes em Transição: NIB 0033 0000 4540 8581 5800 5 do BCP.

Aqui poderão descarregar a ficha de inscrição que deverá ser devidamente preenchida e enviada para o email: cursosparedesemtransicao@gmail.com

Aqui poderão encontrar informação sobre como efectuar o pagamento.

As inscrições estarão abertas até ao dia 15 de Abril e serão admitidos 15 participantes.

terça-feira, 6 de Março de 2012

E foi Assim a 1.ª Sessão do Workshop Sobre Apicultura

E foi assim a 1.ª sessão do Curso de Apicultura com Harald Hafner em Paredes!

Depois de um longuíssimo período sem chuva, em que todos estávamos fartos dos dias soalheiros e ansiávamos pela chuva, e ela teimava em não vir, dias de sol radioso, alguns que já puxavam à Primavera, em que houve quem passasse na rua em mangas de camisa, ela chegou. E caiu, e voltou a cair, precisamente no dia e meio em que tínhamos marcado as aulas. Choveu praticamente durante todo o Sábado, e durante a manhã de Domingo.
Reunidos na sala da casa da Quinta da Ameixoeira Torta, escutávamos o Harald, e esperávamos todos que uma boa aberta nos permitisse darmos os nossos primeiros passos com as abelhas.

No Sábado à tarde, desafiámos a chuva e demos um longo passeio pela quinta e redondezas, para aprender sobre a flora apícola mais importante, nesta época fundamental para as abelhas, em que elas começam a sair das colmeias para recolherem o pólen e néctar.

Os eucaliptos, o tojo, as violetas, as salgueiros, os amieiros, as amendoeiras, as cerejeiras, todos ajudam a alimentar a colmeias nesta época de arranque.

E fizemos a nossa primeira visita, como grupo, ao nosso apiário comunitário.

Algumas abelhas mortas durante o transporte da colmeia foram colocadas fora da colmeia pelas abelhas responsáveis pela limpeza da mesma.

Uma colánia especialmente forte. As redes são utilizadas durante o transporte da colmeia.

No Domingo, depois da sessão terminada, alguns participantes no curso acabaram por ficar para almoçar na Quinta da Ameixoeira Torta, e foi precisamente durante o almoço que o tempo começou a mudar. E que tal se vestíssimos rapidamente os fatos de apicultor e déssemos um salto ao apiário?  Dito e feito!


Um quadro de cera moldada novo, onde as abelhas já tinham começado a puxar a cera. Em alguns, a raínha já tinha colocado postura.

Um quadro de criação, com os alvéolos com a criação no meio, já operculados, rodeados por um anel de cera e outro de mel.

Um bom quadro de criação.


 Alvéolos de zangão.

De manhã chuvosa, a tarde de sol!

Instrumento para capturar raínhas. Todos pudemos observar a raínha desta colmeia.

Para fazer um balanço desta 1.ª sessão do workshop, modéstia à parte, foi uma excelente experiência. Tirando a chuva que impediu que uma boa parte dos participantes tivesse a tão desejada experiência com as abelhas, penso que tudo o resto correu bem. Rapidamente se criou um grupo muito bom, e todos os outros elementos iam caindo no seu lugar.
O Harald contagiou toda a gente com os seus fenomenais conhecimentos sobre o mundo das abelhas, e conseguiu captivar até os mais experientes na arte da apicultura.

A 15 de Abril haverá mais, mas, quem sabe, antes ainda não conseguiremos trazer mais algumas pessoas a ter o seu primeiro contacto com as abelhas?
Este workshop superou as expectativas e não só preencheu a quantidade de vagas que tínhamos disponibilizado, como ficámos com uma boa lista de espera.

Deste modo, a pedido de várias famílias, organizaremos um segundo workshop que terá início no dia 23 de Março, mas mais sobre isso amanhã ;-)
Entretanto, Boas Noites!

sexta-feira, 2 de Março de 2012

Chegaram as Nossas Abelhas!

É com alguma emoção que partilho com vocês estas imagens tiradas hoje, da chegada das nossas colmeias e sua instalação no apiário na Quinta da Ameixoeira Torta, prontinhas para o nosso curso de apicultura deste fim-de-semana.
Foi um momento fenomenal, e valeu bem a pena a ferroada que levei hoje (sem consequências, confirmando que, afinal, não sou alérgico às picadas de abelha - afinal, o episódio que me aconteceu quando eu tinha aí uns 12 anos foi apenas uma reacção alérgica que me levou ao hospital e resultou em 3 injecções!)
Um grande obrigado ao Sr. Mourão, que nos forneceu os enxames, que se encontrava acamado e fez um enorme esforço para se levantar e permitir que pudéssemos ter o apiário pronto para o curso (as abelhas precisam de um dia para fazerem um reset, se orientarem e se adaptarem ao novo local);

ao Miguel Almeida (nosso colega de curso), que veio de Duas Igrejas para ajudar o Sr. Mourão na selecção e transferência das colmeias e na instalação do apiário, ao Rúben Carminé e ao pai, que prepararam o terreno e as estruturas para a instalação do apiário, e que têm trabalhado no duro para preparar o espaço para o curso; ao Manuel Aguiar e ao Alberto Santos, que tamb´´em têm colaborado na organização do curso; ao nosso professor, Harald Hafner, pela inspiração que nos trnasmite; e finalmente a todos os formandos que chegam amanhã a Paredes, pois foram eles que permitiram que este curso acontecesse.
Um grande abraço a todos! :)