Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

1.º Sunset Apícola na Praia de Salgueiros

Hoje, ao fim do dia, na Praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, juntámos um grupo de amigos oriundos de vários dos nossos workshops de apicultura, em Paredes, para conversarmos sobre... bem, tudo o que dissesse respeito a abelhas e apicultura...
Deu para rever velhos amigos, para que formandos de workshops diferentes se conhecessem, para que ficássemos actualizados sobre o que cada um de nós têm andado a fazer no campo apícola e para e se criassem sinergias entre as pessoas. No fundo, aprendemos todos uns com os outros.
Ao tirarmos a fotografia que aparece abaixo, com o pôr-do-Sol por detrás, o Pedro Santos comentou: "Isto é um Sunset Apícola!" E o nome pegou! A partir de agora, estes encontros passarão a chamar-se "Sunset Apícola". 
E foi muito agradável :-)



terça-feira, 6 de agosto de 2013

Sexto Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes

É um imenso prazer anunciar a realização de mais um workshop sobre Apicultura com Harald Hafner em Paredes - desta feita, é o Sexto!

Os workshops de apicultura com o Harald Hafner, em Paredes, são, já, um clássico a despertar bastante atenção, e será um prazer voltar a ter o Harald connosco.

Do mesmo modo, será um prazer poder conhecer mais um grupo de novos apicultores desejosos de aprender e cheios de vontade de trabalhar com as abelhas. Por estas razões, e por muitas mais, é sempre com alguma antecipação que começamos a preparar mais este workshop.   

As datas serão as seguintes:  

1.ª sessão: Setembro, 13, 14, 15
(Sexta 21:15 - 23:15 h; Sab. 9:15 - 17:15 h; Dom. 9:00 - 13:00 h)
2.ª sessão: Outubro, 13
(Dom.  9-17:00 h) 
3.ª sessão: Outubro  25, 26, 27
(Sexta 21:15 - 23:15 h; Sab. 9:15 - 17:15 h; Dom. 9:00 h - até terminar, na parte da tarde)

Este workshop terá uma carga horária superior a 33 horas teóricas e práticas.

Estes workshops de Outono permitem aos participantes aprenderem a desempenhar todas as tarefas necessárias para poderem conduzir, com sucesso, os seus próprios enxames, concentrando as 3 sessões num período de tempo mais curto.

Pretende-se que os participantes terminem o workshop com a confiança necessária para tratarem os seus próprios enxames, quer como passatempo, quer como uma possível ocupação a tempo inteiro.

O workshop será conduzido, em língua portuguesa, por Harald Hafner, apicultor austríaco há muito radicado em Portugal, mestre em apicultura, e com uma vasta experiência profissional em vários ambientes, com diversas raças de abelhas e diferentes tipos de colmeia.

As partes teóricas do workshop, nas Sextas-feiras 1 de Março e 17 de Maio, decorrerão no auditório da Junta de Freguesia de Castelões de Cepeda, em Paredes.

As partes práticas decorrerão na Quinta da Ameixoeira Torta, em Vandoma, Paredes, onde se encontra o apiário comunitário de Paredes em Transição.

Seguem algumas imagens dos cursos anteriores:

Aula teórica na antiga escola do Oural.

Aula prática na Quinta da Ameixoeira Torta.

O Harald mostrando um quadro de zangãos (controlo biotécnico da varroa).

Um bom quadro de criação.

Uma equipa de formandos resolvendo o problema de uma colmeia zanganeira.

Momento de descontracção após uma aula prática na Quinta da Ameixoeira Torta.

No nosso apiário comunitário, na Quinta da Ameixoeira Torta.

O quinto workshop...

 A Marisa, a deitar fumo...

O Rui e o Paulo em processo de extracção do mel.


O pagamento inclui, ainda, materiais de documentação e apoio entre-sessões e após o workshop. O equipamento necessário será fornecido pela Associação para utilização ao longo do curso.

Os interessados em frequentar este quarto workshop poderão fazê-lo enviando a ficha de inscrição preenchida e efectuando a transferência 75€  (metade do custo do curso) para o NIB da associação Paredes em Transição: NIB 0033 0000 4540 8581 5800 5 do BCP.

Aqui poderão descarregar a ficha de inscrição que deverá ser devidamente preenchida e enviada para o email: cursosparedesemtransicao@gmail.com

Dada a lista de espera, com várias pessoas pré-inscritas, aconselhamos os interessados a inscreverem-se com brevidade, para assegurarem presença.
Aqui poderão encontrar informação sobre como efectuar o pagamento.

Nota: Os participantes que o desejem poderão adquirir o seu próprio enxame, que poderão levantar em data a combinar. É necessário avisar com muita antecedência.

Para mais informações, poderão enviar email para: cursosparedesemtransicao@gmail.com Ou poderão ligar para: 91 376 2626  Mais informação irá sendo disponibilizada aqui.

A associação Paredes em Transição é um organismo sem fins lucrativos com o Número de Identificação Fiscal 509 724 612.