Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vindimas


Foi-o no passado, e ainda hoje a vindima continua a ser uma das melhores expressões da palavra "comunidade" na nossa região. Em grupos que incluem famíliares, amigos, vizinhos, ou até de amigos de amigos, um grupo de pessoas junta os seus esforços para desempenhar uma tarefa que irá beneficiar alguém, mas também a própria comunidade. Hoje, ajuda-se alguém a realizar a sua colheita, no futuro, poderei ser eu a precisar de ajuda, e certamente contarei com ela. Deste modo, se construíram comunidades fortes e resilientes.

Estas imagens documentam a vindima do meu tio, e foram obtidas pelas crianças (este ano foram muitas!), a quem emprestei a minha máquina fotográfica, e que se divertiram a fotografar o que lhes chamava mais a atenção. Não estranhem, como tal, que o ponto de vista seja o delas.

 Aspecto da vinha em que trabalhámos.

 E um aspecto da vista que tínhamos da vinha.

Não será de estranhar que, das muitas imagens que as crianças recolheram, apareçam poucas em que as pessoas estejam a apanhar uvas...

Porque... o fascínio delas era mesmo o tractor...
Aqui tentávamos carregar a caixa de carga do tractor com os cestos de vindima, para serem levados para a adega.

O que não era fácil com os miúdos sempre à volta e a preocupação com a segurança deles.

É, no entanto, compreensível que o tractor e outra maquinaria (como o ralador de uvas, a prensa...) atraiam tanto a sua atenção. Quando tinha a idade deles, acontecia o mesmo comigo, que ainda cheguei a participar em vindimas em que o trabalho que agora é feito com o tractor era feito por mulas... Quanto não vale um litro de petróleo?
Aqui, transferindo as uvas da caixa do tractor para um atrelado que as levaria à adega.

  Momento de recreio. Descobrindo os segredos do campo...

 Momento de recreio. Quando eu era criança, também eu trepei por estas vinhas, já então muito velhas...

Verdes tintas. As espadeiras eram as mais docinhas. Curiosamente, a colheita deste ano foi muito superior às dos anos anteriores... E com o tempo que tem estado, espera-se um tinto de categoria!
O Rui, o Luís e o Nuno a pisar as uvas...

Foi um fim-de-semana fantástico. A "comunidade" acorreu em forte número, e foi extremamente agradável estarmos de novo uns com os outros, mantermos fortes os laços que nos unem, mantermos uma tradição familiar e passarmos bons momentos no campo. Quantas mais vezes se repetirá?
Há nas vindimas qualquer coisa que poderá servir de inspiração para qualquer iniciativa de Transição...

Sem comentários: