Com o Sétimo Workshop, que esgotou as inscrições, em curso, anunciamos um novo Workshop de Apicultura em Paredes!
Este Workshop será facilitado por Miguel Leal, e será orientado para aqueles que, não tendo experiência em apicultura, ou tendo pouca experiência, gostariam de ganhar competências para poderem ser capazes de gerir as suas próprias colmeias com confiança.
Tal como com os workshops anteriores, haverá uma ênfase em práticas de apicultura naturais e em maior sintonia com a ecologia da abelha e com a Natureza.
Tal como com o curso anterior, os vários lanches serão oferecidos e as refeições principais decorrerão sob a forma de piquenique. Cada participante deverá trazer alguma coisa para partilhar com os colegas.
As sessões terão lugar nos dias:
21, 22 e 23 de Março
(Sexta à noite, Sábado das 9h15 às 17h15, Domingo das 9h15 às 13h00)
13 de Abril
(Domingo, das 9h15 às 17h15)
23, 24 e 25 de Maio
(Sexta à noite, Sábado das 9h15 às 17h15, Domingo das 9h15 às 17h15)
O ingresso neste workshop tem o valor de €130.
Os interessados poderão responder ao e-mail cursosparedesemtransicao@gmail.com ou ligar para o 91 376 2626
Paredes em Transição
O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.
quarta-feira, 12 de março de 2014
quinta-feira, 6 de março de 2014
Projecção do filme "Abelhas e Homens" no Porto, no Sábado 8 de Março
Este Sábado à tarde, os Ecoclubes de Portugal oferecem-nos a possibilidade de assistirmos ao filme "Abelhas e Homens", o documentário sobre abelhas que mais deu que falar, nos últimos tempos. Gratuito!
A sessão decorrerá no Porto, na Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro e Luís Pinto de Mesquita Carvalho, na Rua de Dom Hugo, um dos segredos mais bem guardados do Porto!
E foi com muita honra que aceitei o convite para participar no debate que se seguirá ao filme.
Aqui fica o convite:
14h30-17h30
Mostra de produtos relacionados directa ou indirectamente com as abelhas e a apicultura (mel, cera de abelha, cosméticos, plantas melíferas, etc.).
15h-16h30
Projecção do filme/documentário "Abelhas e Homens" ("More than Honey"), de Markus Imhoof."De há três anos a esta parte as abelhas andam a morrer em todo o mundo. Embora as causas ainda continuem a ser um mistério, uma coisa é clara: está em causa algo mais do que a simples morte de uns quantos insectos e bem mais do que apenas uma questão de mel.
Em busca de respostas, o filme embarca numa viagem para encontrar as pessoas cujas vidas dependem das abelhas: de um apicultor suíço que vive nos Alpes até aos gigantescos pomares de amendoeiras na Califórnia, passando por um investigador do cérebro das abelhas em Berlim, uma comerciante de pólen na China e as abelhas assassinas do deserto do Arizona.
Todos referem o desaparecimento das abelhas. O filme fala-nos das suas vidas. E das nossas."
A sessão decorrerá no Porto, na Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro e Luís Pinto de Mesquita Carvalho, na Rua de Dom Hugo, um dos segredos mais bem guardados do Porto!
E foi com muita honra que aceitei o convite para participar no debate que se seguirá ao filme.
Aqui fica o convite:
A OPE e os Ecoclubes de Portugal, no âmbito da campanha europeia "The Right to Be(e)" da rede YEE, vão realizar no próximo dia 8 de Março(Sábado), entre as 14h30 e as 17h30, no auditório da Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro e Luís Pinto de Mesquita Carvalho (Rua Dom Hugo - 15, perto da Sé do Porto), uma tarde dedicada às abelhas e principalmente destinada a informar e sensibilizar para o grave problema do seu desaparecimento crescente, nos últimos anos e um pouco por todo o mundo.
O programa para este dia incluirá:Em busca de respostas, o filme embarca numa viagem para encontrar as pessoas cujas vidas dependem das abelhas: de um apicultor suíço que vive nos Alpes até aos gigantescos pomares de amendoeiras na Califórnia, passando por um investigador do cérebro das abelhas em Berlim, uma comerciante de pólen na China e as abelhas assassinas do deserto do Arizona.
Todos referem o desaparecimento das abelhas. O filme fala-nos das suas vidas. E das nossas."
16h30-17h30
Debate com a presença de alguns especialistas e apicultores.
Todas estas actividades serão de entrada livre.
Caso necessite de alguma informação extra ou esclarecimento, pode contactar-nos para: ope.portugal@gmail.com / 916081302.
Aproveitamos a ocasião para lançar a nossa página online dedicada a esta Campanha das Abelhas, onde poderão encontrar informação sobre este tema:
http://campanhadasabelhas.pt. vu
Esperamos poder contar com a tua participação e partilha!Saudações ambientais!http://campanhadasabelhas.pt.
Subscrever:
Mensagens (Atom)