Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Projecção do filme "Abelhas e Homens" no Porto, no Sábado 8 de Março

Este Sábado à tarde, os Ecoclubes de Portugal oferecem-nos a possibilidade de assistirmos ao filme "Abelhas e Homens", o documentário sobre abelhas que mais deu que falar, nos últimos tempos. Gratuito!
A sessão decorrerá no Porto, na Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro e Luís Pinto de Mesquita Carvalho, na Rua de Dom Hugo, um dos segredos mais bem guardados do Porto!
E foi com muita honra que aceitei o convite para participar no debate que se seguirá ao filme.
Aqui fica o convite:

OPE e os Ecoclubes de Portugal, no âmbito da campanha europeia "The Right to Be(e)" da rede YEE, vão realizar no próximo dia 8 de Março(Sábado), entre as 14h30 e as 17h30, no auditório da Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro e Luís Pinto de Mesquita Carvalho (Rua Dom Hugo - 15, perto da Sé do Porto), uma tarde dedicada às abelhas e principalmente destinada a informar e sensibilizar para o grave problema do seu desaparecimento crescente, nos últimos anos e um pouco por todo o mundo.
O programa para este dia incluirá:
14h30-17h30
Mostra de produtos relacionados directa ou indirectamente com as abelhas e a apicultura (mel, cera de abelha, cosméticos, plantas melíferas, etc.).
15h-16h30
Projecção do filme/documentário "Abelhas e Homens" ("More than Honey"), de Markus Imhoof."De há três anos a esta parte as abelhas andam a morrer em todo o mundo. Embora as causas ainda continuem a ser um mistério, uma coisa é clara: está em causa algo mais do que a simples morte de uns quantos insectos e bem mais do que apenas uma questão de mel.

Em busca de respostas, o filme embarca numa viagem para encontrar as pessoas cujas vidas dependem das abelhas: de um apicultor suíço que vive nos Alpes até aos gigantescos pomares de amendoeiras na Califórnia, passando por um investigador do cérebro das abelhas em Berlim, uma comerciante de pólen na China e as abelhas assassinas do deserto do Arizona.

Todos referem o desaparecimento das abelhas. O filme fala-nos das suas vidas. E das nossas."



16h30-17h30
Debate com a presença de alguns especialistas e apicultores.
Todas estas actividades serão de entrada livre.
Caso necessite de alguma informação extra ou esclarecimento, pode contactar-nos para: ope.portugal@gmail.com / 916081302.

Aproveitamos a ocasião para lançar a nossa página online dedicada a esta Campanha das Abelhas, onde poderão encontrar informação sobre este tema:
http://campanhadasabelhas.pt.vu
Esperamos poder contar com a tua participação e partilha!Saudações ambientais!

Sem comentários: