Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

domingo, 31 de julho de 2011

O papel da engenharia low-tech na resiliência para a redução energética de cidades em transição

"Mais vale tarde do que nunca!"
Informo-vos agora que no dia 25 de Maio de 2011 tive oportunidade de apresentar a PeT e suas iniciativas no âmbito da FENGE, Feira de Engenharia promovida pela Associação de Estudantes do ISEC (Inst. Sup. Engª de Coimbra).

Esta apresentação centrou-se no desenvolvimento de dispositivos de tecnologia low-tech. Exemplo desta tecnologia é a bomba de aríete que construímos, que testamos e que colocamos em funcionamento na referida feira.
Além da demonstração da bomba de aríete foi feita um apresentação intitulada "O papel da engenharia low-tech na resiliência para a redução energética de cidades em transição".
Fez-se ainda um resumo sobre o movimento de iniciativas em transição nacional e internacional.

Houve a participação de alunos, docentes e da comunidade local. Os alunos mostraram-se muito interessados nestas temáticas e, no final procuraram saber mais sobre o assunto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que seria interessante deixar a apresentação feita em coimbra, disponivel para Download.

Obrigado.