Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes

Sabia que, para produzirem 1 kg de mel, as abelhas têm que efectuar mais de um milhão de voos, numa distância combinada equivalente a 7 voltas ao planeta?
O mundo das abelhas é fascinante, e pretendemos abrir-lhe uma porta para que nele possa entrar.
Em Paredes, alguns membros da associação Paredes em Transição juntaram-se para adquirir alguns enxames, e, de forma comunitária, partilharem as tarefas e os rendimentos das suas colmeias. Será uma oportunidade para aprendermos, mas também para ajudar a disseminar estes conhecimentos.
Com este objectivo, estamos a organizar um workshop sobre apicultura que decorrerá nos dias 2, 3 e 4 de Março; 15 de Abril; e 18, 19 e 20 de Maio, com uma carga horária de 33 horas teóricas e práticas.
Este espaçamento ao longo de quase 3 meses permitirá aos participantes acompanhar o calendário apícola e adquirir os conhecimentos de forma prática, trabalhando com as abelhas e aprendendo a desempenhar todas as tarefas necessárias para poderem conduzir, com sucesso, os seus próprios enxames.

Pretende-se que os participantes terminem o curso com a confiança necessária para tratarem os seus próprios enxames, quer como passatempo, quer como uma possível ocupação a tempo inteiro.
O workshop será conduzido, em língua portuguesa, por Harald Hafner, apicultor austríaco há muito radicado em Portugal, mestre em apicultura, e com uma vasta experiência profissional em vários ambientes, com diversas raças de abelhas e diferentes tipos de colmeia.
As partes teóricas do workshop, nas Sextas-feiras 2 de Março e 18 de Maio, decorrerão no auditório da Junta de Freguesia de Castelões de Cepeda, em Paredes.
As partes práticas decorrerão na Quinta da Ameixoeira Torta, em Vandoma, Paredes, onde se encontra o apiário comunitário de Paredes em Transição.

O curso terá um custo de 150 Euros e incluirá 12 refeições (4 almoços e 8 lanches).
O pagamento inclui, ainda, materiais de documentação e apoio entre-sessões e após o workshop.
O equipamento necessário será fornecido pela Associação para utilização ao longo do curso.
As inscrições deverão ser feitas até ao dia 25 de Fevereiro. 50% do pagamento deverá ser feito aquando do acto de inscrição através de transferência bancária para o bancária para o NIB 0033 0000 4540 8581 5800 5 do BCP.
O restante poderá ser efectuado no primeiro dia de curso.
Os participantes que o desejem poderão adquirir o seu próprio enxame, que poderá ser instalado no local escolhido nas noites de 13 ou 14 de Abril, anteriores à segunda sessão do workshop, a 15 de Abril.
Para mais informações, poderá enviar email para: cursosparedesemtransicao@gmail.com

Ou poderá ligar para: 91 376 2626

Mais informação irá sendo disponibilizada aqui.

A associação Paredes em Transição é um organismo sem fins lucrativos com o Número de Identificação Fiscal 509 724 612.

6 comentários:

Unknown disse...

Boa noite.
Estou com bastante interesse no curso, não fica nada perto, no entanto não tenho encontrado alternactivas, só a ápi Guarda apresenta alternactivas, mas fica ainda mais longe, as sextas feiras são o encómudo, no entanto tentarei se pocivel dois dias de férias, sou um aprendiz de apicultor, quase por conta própria, ou seja os poucos dados que me foram fornecidos até à data são muito escasos, o que tenho evuluido é sempre no risco.
(se pocivel era favor mais alguma imformação, obrigados)

Anónimo disse...

Bom dia campista selvagem,
Estamos a tratar as coisas para proporcionarmos dormidas a um preço muito, muito acessível, com boas condições, muito próximo à quinta.
Por favor envie-nos um email para cursosparedesemtransicao@gmail.com,
para lhe enviar a informação.
Entretanto pode visitar a página do curso, onde encontrará informação mais completa: http://cursos-paredes-em-transicao.blogspot.com/
Cumprimentos!
Paredes em Transição

Anónimo disse...

Boa noite, só agora tomei conhecimento do workshop. Tenho pena de não ter participado, mas gostaria de saber se pensam fazer novas formações, ou se ainda é possível participar nas actividades que ainda estão por realizar.

Anónimo disse...

Boa tarde! Provavelmente em Setembro ou Outubro teremos um novo curso com o Harald. Fiquem atentos...

Anónimo disse...

Boa tarde. Também tomei conhecimento tardiamente deste curso e gostaria de participar nalguma próxima edição. Obrigado.

Miguel Ângelo Leal disse...

Enviem-nos um email, de modo a que possamos avisar a tempo do próximo!
Cumprimentos,
Paredes em Transição