Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Covilhã: Palestra - Como fazer a transição para um Mundo mais sustentável?

Dos nossos colegas do movimento de Transição da Covilhã|
 
19h/29 de Abril - Biblioteca Municipal da Covilhã
 
 
 
“Com a persistência da crise, pouco a pouco, as pessoas começam a dar-se conta de que o mundo está a mudar de uma forma irreversível, e que esta não é uma crise como as outras. Começam a perceber e a acreditar que esta “crise veio para ficar”, e começam a olhar de forma diferente para o futuro. E muitos, sem esperar que algo de pior aconteça, começam a querer moldá-lo com as suas próprias mãos. Surgem assim as iniciativas de Transição – um grupo de pessoas empenhadas, interessadas no bem comum e não em obter proveito próprio, que se formam e informam para que se vença a inércia do “deixa andar, que quem vier atrás resolva” e a Transição comece: uma mudança para uma vivência mais sustentável, promovendo a produção e o comércio local, respeitando a natureza e as pessoas, e delas aproveitar o melhor sem as prejudicar, diminuindo gradualmente os consumos energéticos (…). Dá trabalho, e não dá dinheiro, mas seguramente compensará a quem se preocupe com o futuro das próximas gerações.” Luís Queirós

Dia 29 de Abril, venha descobrir como as iniciativas de transição estão a fazer a diferença no Mundo e em Portugal. Como um grupo de cidadãos anónimos pode organizar actividades e eventos que promovem uma vivência comunitária sustentável e resiliente, capaz de lidar com os problemas actuais da nossa sociedade.

Vivemos em tempos extraordinários. Com pessoas extraordinárias. Depende de cada um de nós colocar ‘mãos-à-obra’ e construir o futuro que queremos viver. Dia 29 de Abril é um dia para partilhar e construir como podemos “transitar” na Covilhã/arredores, para um mundo/localidade cada vez mais sustentável.

Entrada Livre.

Oradora: Margarida Sousa, co-fundadora do Grupo Transição Madeira (http://madeiraemtransicao.wordpress.com/) em 2012, o qual tem vindo a organizar sistematicamente uma série de actividades em prol de uma comunidade cada vez mais sustentável e resiliente.

Inscrições - covilhaemtransicao@gmail.com
Facebook - Grupo Transição e Permacultura na Beira Interior: http://www.facebook.com/groups/488286001227870/;
Evento no facebook:
http://www.facebook.com/events/351998001578547/

Sem comentários: