Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Nasce a 1ª EcoFeira da Granja Viana

EcoFeira reunirá produtores rurais na Granja

Cerca de 26 expositores participarão no dia 12 de setembro da I Ecofeira na Granja Viana, um evento que pretende valorizar os produtores agrícolas, além de apresentar os trabalhos e alimentos artesanais feitos na cidade.


De acordo com Cristina Oka, diretora da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a proposta do evento surgiu de grupos organizados da comunidade interessados em gerar processos sustentáveis junto aos produtores rurais e artesãos. "Nosso objetivo é divulgar e fomentar o consumo de produtos naturais e orgânicos, que estão alinhados com os princípios da prática da sustentabilidade e fomento da economia solidária", disse.


Segundo Oka, em 2009 um grupo de Caucaia do Alto havia iniciado a articulação para o planejamento de uma feira nesse modelo. "Após o I Encontro Gastronômico da Granja Viana, realizado no final de junho, o Site da Granja juntou-se ao projeto e trouxe consigo o grupo Transition Granja Viana. A Prefeitura buscou outros parceiros e, graças a essa união, estamos conseguindo organizar o evento".

Representantes da agricultura sustentável estão entre as principais atrações da Ecofeira. "Teremos produtores de legumes e verduras livres de agrotóxicos, produtores de shitake, de ervas medicinais, de flores, de ovos caipiras, além de produtores artesanais de massas, pães, doces e conservas", destacou.



O público ainda poderá encontrar mudas de espécies nativas, artesanato diferenciado, kit minhocário doméstico, roupas de algodão, sacolas ecológicas e conhecer o trabalho da ONG Sociedade Ecológica Amigos do Embu, no Espaço Lúdico Agroecológico, onde serão oferecidas atividades às crianças -contadores de histórias, brincadeiras ecológicas e oficinas de agricultura urbana.

A I Ecofeira acontecerá na Escola Granja Viana, das 9h às 14h, e é aberta ao público em geral.


I Ecofeira na Granja Vianna
12 de setembro de 2010, das 9h às 14h
Música ao Vivo oferecida pela Academia de Música Granja Viana
Escola da Granja Viana - Av. José Felix de Olvieira, 1271


Realização:
- Prefeitura de Cotia - Secretaria de Cultura e Turismo (Depto. de Turismo)
- Site da Granja
- Faculdade Mário Schenberg
- Escola da Granja Viana
- Centro de Capacitação Casa do Moinho
- Movimento Transition Granja Viana


Apoio:
- Sindicato Rural de Cotia
- Pare Park
- Brumar
- Auto Service Granja Vianna
- SEAE, Félix Office
- Gráfica Sanssei
- Terraplanagem Pimenta


Mais Informações no Departamento de Turismo, pelo telefone: 4614-2952.

Sem comentários: