Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Construção de um secador solar para frutos

Com a fruta no pico de produção na nossa região, vários elementos da associação Paredes em Transição decidiram juntar-se e construir um secador solar para frutos e outros vegetais.

Peras da nossa região.
 Maçãs da nossa região.

A ideia é construir um secador solar em torre, alimentado ao fundo com um painel solar que aquecerá o ar que se elevará pela torre, secando os frutos dispostos nos vários tabuleiros com rede.

O painel solar será construído com latas de refrigerante, que foram sendo recolhidas e armazenadas ao longo de várias semanas.

O trabalho começou com a preparação das latas de refrigerante.

 A cada lata foram retiradas as duas extremidades, criando-se um tubo metálico.

As latas foram fixas extremidade a extremidade, em grupos de 10, criando-se um longo tubo metálico por onde o ar passará e será aquecido pela incidência da luz solar. 

Mais tarde, cada um destes tubos foi pintado de preto fosco, de modo a melhor concentrar os raios solares.

As latas foram fixas umas às outras com fita de alumínio.

A torre onde serão dispostos os tabuleiros de rede terá por base este frigorífico avariado, que salvamos de ir para o lixo. Será muito mais fácil e mais rápido do que construir uma torre de raíz, em madeira, por exemplo.

Aqui, o Rúben a trabalhar nos tabuleiros, usando para tal ripas de madeira, também elas resíduo da indústria do móvel, uma das principais indústrias no Concelho de Paredes. Cada tabuleiro consistirá numa moldura em madeira, com a área em rede, onde serão depositados os alimentos a secar.

Tubos construídos com garrafas PET de litro e meio, que envolverão os tubos de latas de refrigerante, proporcionando-lhes efeito de estufa.

Cartuxo construído com garrafões PET de 5 litros. Cada cartuxo consiste numa sucessão de 7 garrafões destes, que acomodarão no interior dois tubos constituídos por 10 latas cada, revestidas por garrafas de litro e meio.

Cartuxo protótipo, com apenas 4 segmentos e latas ainda por pintar, com um cartuxo vazio de 7 segmentos ao lado. 

Ao fim do dia, tínhamos um cartuxo completo, e as latas, garrafas e garrafões prontos para a próxima sessão em que contamos terminar este projecto. O painel solar será constituído por 7 cartuxos, que têm a vantagem de serem bastante leves e facilmente transportáveis. Fiquem atentos aos desenvolvimentos deste projecto!

2 comentários:

aNaTureza disse...

Pelos Açores Zona Livre de Transgénicos, se quiserem enviar e divulgar o texto abaixo:

(tambem existe uma petiçao online http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N9685)

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA)


Exmo. Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores


Exmos. Senhores Deputados


Como é do conhecimento público, 60% dos europeus sentem que precisam de mais informações e de estudos independentes, antes que seja autorizada a plantação de Organismos Geneticamente Modificados (OGM), pois quem decide tem dado mais importância ao lobby das empresas do que ao interesse público.

Actualmente, olhando para países produtores de OGMs, existem grandes indícios de que o seu impacto na saúde, nos ecossistemas e nas comunidades é antagónico ao que estas empresas divulgam.

A plantação de OGMs nos Açores, não se coaduna com a imagem de "turismo da natureza", "ilhas de turismo sustentável", "destino de natureza por excelência".

Alertamos que relativamente aos produtos de qualidade promovidos pela região, essa mesma qualidade não estará garantida se tanto as indústrias de lacticínios como as da carne, usarem animais cuja alimentação será proveniente de plantações de variedades geneticamente modificadas.

Considerando que já são suficientemente conhecidos alguns efeitos prejudiciais dos OGM na saúde dos animais e nos ecossistemas e até que a ciência garanta que os mesmos não têm efeitos negativos, venho solicitar que a Assembleia Legislativa Regional dos Açores declare, a Região Autónoma dos Açores como Zona Livre de cultivo de OGM.

Para estas "moradas":

presidente@alra.pt, presidencia@azores.gov.pt,apascoal@alra.pt, alsilva@alra.pt, aparreira@alra.pt, bchaves@alra.pt, boliveira@alra.pt, bmessias@alra.pt, cmendonca2@alra.pt, cfurtado@alra.pt, cpavao@alra.pt, dcunha@alra.pt, dmoreira@alra.pt, fcesar@alra.pt, fcoelho@alra.pt, gnunes@alra.pt, hjorge@alra.pt, irodrigues@alra.pt, jmgavila@alra.pt, jlima@alra.pt, jrego@alra.pt, jsan-bento@alra.pt, lmachado@alra.pt, lrodrigues@alra.pt, hrosa@alra.pt, namaral@alra.pt, pbettencourt@alra.pt, plalanda@alra.pt, rcabral@alra.pt, rveiros@alra.pt, vbettencourt@alra.pt, asantos@alra.pt, amarinho@alra.pt, apcosta@alra.pt, aventura@alra.pt, cbretao@alra.pt, calmeida@alra.pt, clopes@alra.pt, cmeneses@alra.pt, dfreitas@alra.pt, falvares@alra.pt, jbcosta@alra.pt, cpereira@alra.pt, jmacedo@alra.pt, jfernandes@alra.pt, lgarcia@alra.pt, mmarques@alra.pt, pgomes@alra.pt, rramos@alra.pt, alima@alra.pt, prosa@alra.pt, lsilveira@alra.pt, prmedina@alra.pt, amoreira@alra.pt, jcascalho@alra.pt, zsoares@alra.pt, apires@alra.pt, pestevao@alra.pt, amigosdosacores@amigosdosacores.pt, gequesta@gmail.com, terralivreacores@gmail.com

Agradecemos, pois toda a ajuda é necessária.

Poderão usar outro texto se acharem conveniente.

BlueShell disse...

Ah...parece ser uma boa ideia...mas perdi-me a meio... (confesso)
Tudo de bom,
BShell