Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Workshop de Cozinha Vegetariana


E porquê um workshop sobre cozinha vegetariana, poderão, alguns, perguntar...
Bom, pela minha parte, acontece, muitas vezes, ter amigos vegetarianos a jantar lá em casa, e é sempre um desafio cozinhar qualquer coisa que lhes agrade. Soubesse eu alguma coisa sobre cozinha vegetariana, e não teria passado por tantos dilemas,  hesitações e tentativas falhadas.
Há tempos, tive o prazer de me cruzar com o Pedro Jorge Pereira (também conhecido como PJP), que, na altura, estava ligado ao projecto Casa da Horta, onde nos cozinhou maravilhosos pratos vegetarianos.
Deste encontro, resultou a vontade mútua de fazermos qualquer coisa: da minha parte, de ter por cá o Pedro para nos ensinar a cozinhar os deliciosos pratos que tive a oportunidade de provar na Casa da Horta; da parte do Pedro, poder partilhar os seus conhecimentos sobre a confecção de alimentos, e as virtudes da cozinha vegetariana.
O tempo foi passando, e um workshop sobre cozinha vegetariana com o PJP em Paredes, nunca aconteceu. Até agora.
No próximo dia 22 de Julho, pelas 10 horas, teremos, finalmente, o Pedro Jorge Pereira a liderar um workshop sobre cozinha vegetariana nas instalações da Junta de Freguesia de Castelões de Cepeda, Paredes.





O formato é extremamente interessante: por apenas 15 euros, os participantes aprenderão a confeccionar deliciosos pratos vegetarianos, com um mestre do calibre do PJP, e almoçarão os deliciosos pratos que elaborarão sob a orientação do Pedro.
Vejam só o programa que o Pedro idealizou para este workshop:

ENTRADA: Paté de Grão com HORTELÃ
SOPA: de ALFACE e AVEIA
PRATO: TOFU ASSADO no FORNO com MOLHO de COGUMELOS
ACOMPANHAMENTO: ARROZ INTEGRAL com ALHO FRANCÊS
ACOMPANHAMENTO 2: LEGUMES com AVELÃ e ERVAS
SOBREMESA: PUDIM de SÊMOLA e ALFARROBA


Digam lá que não vale a pena?

Este workshop é especialmente indicado para... TODA A GENTE! É bom comer vegetariano de vez em quando, e saber como confeccionar como deve ser!

Como se disse atrás, o  workshop acontecerá no próximo dia 22 de Julho, pelas 10 horas, e terminará quando terminar o almoço.

Este workshop acontecerá se tivermos um mínimo de 7 inscrições, sendo o máximo recomendado pelo Pedro de 13 pessoas.

Os interessados deverão enviar um email para cursosparedesemtransicao@gmail.com

50% do pagamento deverá ser feito aquando do acto de inscrição através de transferência bancária para o NIB 0033 0000 4540 8581 5800 5 do BCP.
O restante poderá ser efectuado no primeiro dia de curso.

Os interessados devem inscrever-se quanto antes, pois suspeito que este vai esgotar rápido!

Mais sobre o Pedro pode ser encontrado no seu blog Segredos da Horta.

A associação Paredes em Transição é um organismo sem fins lucrativos com o Número de Identificação Fiscal 509 724 612.

2 comentários:

Manuela Araújo disse...

PArabéns, Miguel

Primeiro, pelo sucesso dos cursos de apicultura"

E agora por levares aí o PJP, excelente ideia, a replicar em Famalicão, se arranjarmos condições (cozinha) e se o Pedro quiser :)

Um grande abraço

Paredes em Transição disse...

Obrigado, Manuela!
Já há muito tempo que isto andava para acontecer, finalmente acontece!
Um abraço de Paredes,
Miguel