Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

2.º Sunset Apícola e Demonstração de Tratamento à Varroa com Ácido Fórmico

Há coisa de 2 semanas juntámo-nos, uma vez mais, para um Sunset Apícola, em Gaia, e aproveitámos para fazer uma demonstração de como se pode fazer o tratamento à Varroa destructor com ácido fórmico.

A demonstração teve lugar no apiário pedagógico instalado na quinta do Projecto Raízes, em Gaia. O nosso muito obrigado ao Pedro e ao Carlos!
 
 
A sessão foi livre, e apareceram cerca de 30 novos apicultores, formados pelo Harald, em colaboração com Paredes em Transição e o Projecto Raízes. 
 

O método demonstrado pelo Harald prevê a utilização de um saquinho plástico, onde se insere um elemento absorvente (pode ser papel de jornal, por ex.).
 
Uma quantidade de 50 ml de ácido fórmico a uma concentração de 60 ou 65% é injectada no saquinho plástico, com o auxílio de uma bisnaga.

 
Deveremos ter o máximo de cuidado, quer durante a administração do tratamento, quer durante a sua preparação! Usar luvas adequadas e, se necessário, protecção para olhos e boca! Do mesmo modo, deveremos ter o máximo cuidado para causarmos o mínimo desconforto possível às abelhas.
 
O saquinho é seguro entre os quadros com um palito, e injectado com o ácido fórmico.
 
E fica assim. O tratamento deve ser repetido 3 vezes, com intervalos de 10 dias, para nos certificarmos que a varroa que se encontra operculada seja eliminada.
 
O Sunset Apícola n.º 2, num bar, na praia de São Félix da Marinha, Gaia.

 Brinde com hidromel, da produção do Mestre Harald. Até à próxima vez!

3 comentários:

Unknown disse...

Temos de repetir

Paulo Pereira disse...

ola
dava para demonstrar melhor como sao os sacos.
e o acido formico ja vem com essa concentração ou e preciso dilo ilo.
e como e que se faz a diluição.
não conheço bem o avido formico.

Anónimo disse...

creio que é um bom tratamento para aniquilar a Varrôa
gostava de saber qual o produto ajuntar ao Àcido fórmico

27 de Novembro de 2014 às 21:29