Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Curso de Design de Permacultura em Braga de 2 a 10 de Novembro.

A pedido dos colegas de Braga em Transição, divulgamos o curso de design de permacultura a ser facilitado pelo amigo Hélder Valente.

O Braga em Transição ( BET ) está a promover um Curso de Design de Permacultura em Braga de 2 a 10 de Novembro.

“Agricultura permanente” ou “cultura permanente”, termos criado pelos australianos David Holmgren e Bill Mollison durante os anos 70, descrevem um sistema de design/desenho para a criação de habitats humanos em harmonia com a natureza. Incorporando o conhecimento tradicional, a ciência moderna, e os padrões da natureza, o design de permacultura pode ser aplicado em quintas, jardins, organizações, urbanizações ou loteamentos, cidades, aldeias ou pequenos bairros. Desde 1978, dezenas de milhares de indivíduos de todos os continentes têm vindo a aprender os princípios do fluxo de energia e dos ciclos dos materiais, assim como as tecnologias apropriadas para a vida autossuficiente: jardinagem, habitação, gestão de águas e de desperdícios, aquacultura, silvicultura e florestas, ou como organizar economias locais de suporte.
Acresce - nos dizer com consciência e responsabilidade que a Permacultura não é o único caminho para a soberania, a sustentabilidade e a autonomia que muitos de nós tanto almejamos, mas é uma das "portas maiores" para encetar esse percurso de forma consistente e consequente.





Sem comentários: