Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Solo, o Nosso Bem Precioso na Década 2010-2020, Mito ou Realidade?

Na Quinta-feira ao fim da tarde, em Serralves:

SOLO, O NOSSO BEM PRECIOSO NA DÉCADA 2010-2020,
MITO OU REALIDADE?
09 JUN 2011 (Qui) - Biblioteca, Museu de Serralves

A década de 2010-2020 foi declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas como a Década das Nações Unidas para os Desertos e o Combate à Desertificação. Portugal é um dos países do sul da Europa afectado pela Desertificação, estimando-se que cerca de metade do país se encontra em risco.
O solo é um dos recursos mais preciosos que temos, sendo fonte de alimento e de suporte para a nossa vida. No entanto, segundo um estudo da Agência Europeia do Ambiente, mais de metade dos nossos solos encontram-se impermeabilizados pelas construções, o que se torna preocupante atendendo às necessidades produtivas do país.
Neste debate pretende-se reflectir e discutir sobre a importância que o Solo deverá ter na estratégia nacional, tal como a sua relação com o desenvolvimento e crescimento urbanístico, considerando que se encontram em revisão vários planos directores municipais e a própria Lei dos Solos.
Numa fase em que é necessário repensar a estratégia económica do país e, em que a sociedade começa a ganhar uma maior consciência ambiental, torna-se imprescindível existir uma maior participação pública e uma reflexão conjunta para podermos crescer rumo à sustentabilidade.

Oradores convidados
Eugénio Sequeira
Liga para a Protecção da Natureza

Jorge Carvalho
Universidade de Aveiro

Eduardo Rodrigues
Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Moderadora
Arminda Deusdado
Farol de Ideias (Coordenadora do Biosfera)

Sem comentários: