Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Curso de RegenAG com Darren J. Doherty

Mais um excelente curso... desta vez com o australiano Darren Doherty, que esteve no Instituto Português de permacultura, no Vale da Lama, no fim-de-semana passado.
Professor de Permacultura, o Darren Doherty é considerado a maior autoridade mundial sobre design keyline.

Não é fácil explicar no que consiste este tipo de design numa única frase... direi que foi idealizado pelo australiano Percival Alfred Yeomans (mais conhecido como P.A. Yeomans), e que permite regenerar solos, controlando as águas pluviais e trabalhando com a natureza.

Nesta imagem, o Darren explica como, tendo determinado a localização do keypoint - ou seja, o ponto onde a encosta deixa de ser convexa e passa a ser côncava, traçamos a keyline - uma linha que se estende para cada lado do keypoint, à mesma cota, e que termina nos pontos onde a ravina/vale dá lugar à crista. Traçando linhas paralelas à keyline (mas não à mesma cota), que poderão ser prenchidas por árvores ou arbustos, por exemplo, conseguimos desviar parte das águas pluviais da ravina/arroio para a crista.

Com o auxílio de ervas perenes (algumas podem chegar a viver 600 anos!) e do pasto por ruminantes, não só consguimos incrementar a camada de solo fértil, como conseguimos armazenar uma quantidade surpreendente de carbono no solo.

O terreno é dividido em células. O gado não deverá pastar numa determinada célula mais do que um dia ou dois (dependendo da extensão da secção de pasto e do númerod e cabeças), de modo a permitir a regeneração da pastagem, fertilizando-a com a sua bosta. Dois ou três dias mais tarde, poderemos introduzir aves, como galinhas ou perús, que se alimentarão das larvas das moscas que se desenvolveram na bosta, reduzirão as ervas ainda mais e espalharão a bosta pelo terreno.

O que permite a rápida criação e acumulação de solo e carbono são os exsudados das raízes das ervas, que são mais rapidamente metabolizados do que as raízes ou as próprias ervas. O solo é criado através do alastramento da bio-fertilidade da camada superior para zonas mais profundas e da conversão do subsolo em solo vivo.

A caca de um ruminante... reparem nas sementes germinadas e nas micorrizas (fungos) que ajudam a transportar água e nutrientes entre as plantas.

Foram muitas as aulas no exterior.  Eu já tinha vizitado no Vale da Lama, mas foi muito bom regressar. O ambiente que lá se vive é muito bom, e passa por lá muito boa gente. O curso também foi muito bem organizado, e a alimentação foi excelente.

O tractor que lavrava o campo vizinho criou uma excelente oportunidade para que o Darren demonstrasse os danos causados ao solo pela mobilização.

Comparação entre área arada e não arada. De notar, no lado esquerdo, as raízes expostas ao ar e à luz. No lado direito, a estrutura do solo mantêm-se intacta.

As formigas rapidamente tiraram proveito das sementes que o tractor semeava, e que também ficavam expostas aos elementos.

O Darren Doherty criou o seu próprio método, a que chamou RegenAG, ou Agricultra Regenerativa.

O método keyline pode ser aplicado em ambientes urbanos, tanto quanto em ambientes rurais. Pode ser usado para planear o traçado de arruamentos, com conservação de energia, armazenamento de água e tratamento de efluentes. Durante o curso tivemos a oportunidade de ver alguns exemplos extremamente interessantes, como os da Biologic Design, de Jay Abrahams. Uma verdadeira fonte de inspiração.

Aqui o Darren explica como aplicar o princípio da keyline a propriedades de dimensão menos, muitas vezes localizadas abixo ou acima do keypoint.

Onde esteve o Sol Algarvio? Durante o curso o Sol teimou em esconder-se, e até apanhámos um pé-de-água jeitoso durante a noite. O curso foi fantástico, e todos adorámos o Darren. A sua maneira muito pragmática de ver a Permacultura e a vasta experiência no terreno convencem e convertem... venha o curso de "Gestão Holística"!
Um abraço, Darren, e muito obrigado à gente do Vale da Lama pela organização de curso!

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pela partilha. Soil keylove!