Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Os Nossos Formados Capturaram um Enxame Silvestre

Um dos grandes objectivos do nosso movimento Paredes em Transição é criar comunidade, laços de amizade e entreajuda entre os seus elementos.
O que, neste capítulo, foi conseguido entre os formados do 1.º Workshop Sobre Apicultura com Harald Hafner ultrapassou - e muito - todas as expectativas.
(Digo "formados" porque o curso terminou no dia 20 de Maio, e prometo que em breve colocarei, aqui, fotografias da 3-ª e última sessão).
Ora dizia eu, os nossos formados encontram-se, visitam-se, ajudam-se, aconselham-se, fazem compras de equipamento uns aos outros, e voltam a encontrar-se e a visitar-se. E capturaram um enxame!
No Sábado passado foram vários os que se reuniram na Quinta da Pedra que Fala, no Marco de Canavezes, onde vivem o Carlos e a Sandra, para ajudar na horta, com as abelhas, e confraternizar.
Qual não foi o espanto quando lhes apareceu um enxame silvestre (agora sabemos que era silvestre, e não um enxameamento do apiário do Carlos e da Sandra) e, preparados com o que o Harald lhes ensinou, capturaram o enxame.
Eu estive lá no Domingo, e ajudei o Carlos a substituir os quadros do núcleo por quadros novos, e posso assegurar que era um excelente enxame!
Deixo abaixo um vídeo, filmado pelo telemóvel do novíssimo apicultor Óscar Moreira, que só não se aproximou mais porque não estava equipado.
Os nossos parabéns aos nossos recém-formados, e muitas felicidades com as suas abelhas!
Como eles dizem entre si: Saudações Apícolas!

7 comentários:

LuisAmaral disse...

Altamente!
Já me estou a ver com os meus enxames...
Ai ai :-)

Miguel Ângelo Leal disse...

Eles não foram os únicos. O Filipe, do segundo workshop, também capturou um enxame recentemente!

Jenny Silva disse...

Foi um dia fantástico e tudo graças a generosidade de Carlos, Sandra e os seus três lindos meninos.
Como a natureza também é generosa, capturar um exame silvestre foi a cereja no topo do bolo.

Nuno disse...

Bom dia!
Enviei um email há dias através do contacto deste site. Alguém lê os emails? :)

Anónimo disse...

Seguiu resposta.

Nuno disse...

Obrigado, mas... não recebi nada :/

Paredes em Transição disse...

Boa tarde, Nuno, seguiu novamente. Repito-a abaixo, pelo sim, pelo não...

"Bom dia Nuno,
Pedimos desculpa pelo atraso na resposta (confesso que estava convencido que que já tinha seguido há muito tempo :(

Esta Sexta-feira à noite, pelas 21:15, teremos a última palestra sobre apicultura enquadrada no curso que o Harald está a dar aqui em Paredes. Se estiver interessado em aparecer e conhecer as pessoas, será muito bem-vindo.
Para lá da apicultura, há imensas coisas que queremos planear, andamos é todos à rasca de tempo, pois cada um tem a sua família e a sua ocupação e o que mais escasseia é tempo.
Se vive mesmo aqui ao lado, apareça na Sexta para conhecer as pessoas e conversar. Teremos todo o prazer em acolhê-lo!
Cumprimentos,