Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Índice de felicidade do planeta: Costa Rica é a campeã

Hoje, nós medimos o progresso através de medidas como o PIB, o crescimento econômico, a bolsa de valores. Essas medidas não discriminam quais as transformações que podem nos trazer mais felicidade. Segundo Nick, a última pesquisa Gallup sobre satisfação descobriu que o país mais feliz do mundo é a Costa Rica. E mais, que chegou lá usando apenas um quarto dos recursos que os países mais ricos do mundo gastam para atingir níveis parecidos de satisfação.
A Costa Rica tem expectativa de vida de 78,5 anos, maior que a americana, produz 99% da sua energia através de fontes renováveis; seu governo, em 1949, aboliu o exército (isso mesmo, eles não têm forças armadas) e, recentemente, estabeleceu como meta ter uma economia neutra em carbono até 2021.
Enquanto isso, a comparação entre pegada ecológica dos países ricos versus a satisfação dos seus habitantes mostra que a primeira aumenta rápido e a segunda devagar. Isso indica que um ponto estatístico a mais de satisfação nas pesquisas parece estar sendo extraído a um custo cada vez mais alto medido em uso de recursos naturais.


Índice de felicidade do planeta: Costa Rica é a campeã | oecocidades

Sem comentários: