Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Curso de Introdução à Permacultura: 1 a 3 de ABRIL, 2011

Um curso de introduçao à Permacultura que decorrerá brevemente, e em que participará a nossa amiga Annelieke, do movimento de Transição de Coimbra, e a Laura Williams, Pete Bampton, que conheci na Casa da Horta, no Porto, há umas semanas atrás, e de que falámos aqui.
O Curso decorrerá próximo à aldeia de Benfeita, em Arganil.
Chamo à atenção que o valor de participação passou de 90 para 75€.



Curso de Introdução à Permacultura: 1 a 3 de ABRIL, 2011
Com Laura Williams, Pete Bampton & Annelieke van der Sluijs
Em inglês com tradução para português. Todos os filmes têm legendas em português.

Será um fim-de-semana repleto de apresentações, filmes e aulas práticas, que decorrerá num projecto de permacultura numa paisagem de belas montanhas e cascatas.
DSCF1459O fim de semana contará com apresentações sobre a ética e os princípios da permacultura e exemplos de permacultura em acção, ambos em contextos rurais e urbanos.  Conforme o interesse dos participantes, temas como hortos florestais, apicultura biológica, comestíveis silvestres, canteiros elevados e gestão de água podem ser abordados.  Estas sessões serão combinadas com acções práticas de aprendizagem na quinta e algum tempo para relaxar, assistindo a filmes. Com a base nestas experiências, poderá reflectir sobre as mudanças que pode fazer na sua própria vida, onde quer que viva.
Estamos dispostos de partilhar tudo que aprendemos sobre a aplicação de princípios de permacultura neste projecto. Poderá experimentar uma vida simples e perto da natureza, num belo cenário isolado, comer comida orgânica (principalmente crua) e praticar sustentabilidade ecológica  (através da procura de plantas comestíveis, a utilização de energias renováveis e usando a nossa casa de banho seca).
DSCF1558
Os participantes chegarão no dia 1 de Abril à noite, entre 18:00 e as 19:00. Teremos uma sopa quente, uma breve introdução e cinema.
No Sábado, um dia inteiro de apresentações e aulas práticas, que continuará até acabar no Domingo à tarde depois do almoço, por volta das 16:00 horas.
As acomodações serão na nossa iurta (tenda mongol), na sua tenda,  ou num dormitório com colchões no chão.
DSCF1564
Preço
75 € por pessoa e inclui hospedagem e todas as refeições.
Só temos espaço para 12 pessoas - se tiver interesse em participar, aconselhamos que efectua a sua reserva brevemente.
Spiral Bed
Espiral de Ervas
“E aqui que vejo os conceitos da permacultura bem empregues em todas as suas vertentes. A observação que tem sido feita do espaço físico e de espaços outros das quinta possibilitam o prosseguir a vida na Mizarela de forma harmoniosa e sustentável.  Na Mizarela há um bom trabalho para que as coisas funcionem com uma eficácia efectiva. Senti-me, em muitos momentos em casa, mas uma casa em que nunca vivi, mas que existe no mundo dos pensamentos. Na Mizarela vi fundidas coisas que pertencem também aquilo que sou, a vida em comunidade, permacultura, a alimentação saudável, local, o esclarecimento, a clarividência, toda uma perspectiva holistica de compreender e viver a vida. E todas estas, e vendo-me como uma eterna criança, respondiam ao conforto que necessito para me sentir livre e feliz.”
Hugo Dunkel, Portugal
Contactos
Se estiver interessado em cursos no futuro ou quiser mais informações envie um email para:
pete.bampton@gmail.com

Mais sobre este projecto, aqui.

Sem comentários: