Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Construção de um secador solar para frutos. Parte 2

Mais uma sessão (a terceira!) de trabalho em grupo para completarmos a construção do nosso secador solar para frutos e outros vegetais.
Introduzimos algumas alterações ao projecto que anteriormente tínhamos planeado, nomeadamente na concepção do painel solar e dos tabuleiros onde serão colocadas as peças a desidratar.

Também se adiantou o trabalho de transformação do frigorífico (irremediavelmente avariado) na torre de secagem. Nesta imagem, o Isaac corta a separação frigorífico-congelador para deixar passar o ar.

Aspecto após o corte. A secção onde a espuma aparece exposta será revestida.

Nesta imagem o José Alberto e Irene alinham os reflectores feitos com embalagens Tetrapac.

Aqui, os miúdos rodeiam o Isaac enquanto ele pinta as latas de refrigerante que serão utilizadas no painél solar, de modo a absorverem melhor o calor do Sol.

Pormenor do processo.

Enquanto isso, o Rúben está aterefado a idealizar os tabuleiros onde deverão ser colocadas as peças a desidratar.

 
Optámos por usar bambú como superfície para os tabuleiros, pois é um material que pode ser facilmente encontrado na nossa região a custo zero, permitindo a passagem do ar quente e uma limpeza fácil e rápida.

 A vista do nosso local de trabalho, sobre o vale do Rio Sousa e os seus moinhos de água.

Um pouco afastados das vistas, o Isaac e o Manuel Aguiar continuavam com a transformação da torre de secagem...


A tecnologia e as ferramentas eléctricas dão tanto jeito!

 Aspecto da torre de secagem ao final da tarde. Não esquecer que a ideia por trás deste projecto é construirmos o secador solar aproveitando, ao máximo, resíduos que criamos no nosso quotidiano, e reduzir ao mínimo os custos associados.
Finalmente, é preciso não esquecermos de celebrar o dia, o grupo, as conquistas desta actividade!

Vamos lá a ver se com mais uma sessão conseguimos terminar este projecto!

Sem comentários: