Os nossos colegas de Famalicão em Transição estão a organizar um curso de introdução à Permacultura, com o nosso colega Ricardo Marques, e que decorrerá no dia 6 de Novembro:
Venha participar na construção de uma espiral de ervas em Vila Nova de Famalicão, e fique a conhecer a filosofia da Permacultura, numa actividade organizada pela iniciativa Famalicão em Transição em parceria com a Quercus, e que decorrerá no dia 6 de Novembro na Escola Secundária Camilo Castelo Branco.
PERMACULTURA significa “cultura permanente” e trata de planear habitats humanos sustentáveis. É uma filosofia e uma abordagem ao uso do solo que interliga clima, plantas, animais, solos, gestão da água e necessidades humanas em comunidades produtivas e eficientes.
Ricardo Marques, formado em Engenharia do Ambiente e Permacultura, irá conduzir esta a sessão de Introdução à Permacultura. Uma sessão que pretende interessar os vários participantes para esta abordagem explicando os princípios básicos sobre os quais ela se baseia e aplicando-os através da construção de uma espiral de ervas. Esta espiral ficará em permanência no local.
A espiral de ervas é uma peculiar construção tridimensional de terra que é basicamente uma floreira sofisticada para ervas aromáticas, ideal para ter junto a uma cozinha. Todas as ervas culinárias usuais podem ser plantadas numa espiral ascendente com 2 metros de diâmetro na base e 1 metro de altura. Esta estrutura fornece nichos com condições diferentes para várias plantas com exigências diferentes de luz, calor e humidade. A Espiral de Ervas é um elemento clássico da Permacultura pois interliga vários dos seus princípios.
Porque há muito para aprender e fazer em tão pouco tempo a sessão começará pontualmente às 14h30 pedindo-se aos participantes que não se atrasem. Venha preparado para mexer na terra.
Preço: 9€ (incluí lanchinho e brochura)
Inscrição (obrigatória) - envie um e-mail para porto@quercus.pt ou ligue para 931 620 212
Paredes em Transição
O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Introdução à Permacultura em Famalicão
Etiquetas:
Educação,
Famalicão em Transição,
Permacultura,
Ricardo Marques
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Olá Miguel
Muito obrigada pela divulgação desta oficina :)
Acho que é uma boa maneira de se ter um primeiro contacto com a permacultura. Espero que fique "lotado"!
Um abraço para ti e para todos os que em Paredes estão em Transição :)
Enviar um comentário