Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Curso de Horticultura Permacultural: 21-23 Outubro, 2011


Com Laura Williams e Annelieke van der Sluijs
Inglês com tradução para Português conforme necessário
DSCF1649
Junte-se a Laura Williams e Annelieke van der Sluijs na nossa linda e abundante quinta situada na Serra do Açor. Este fim-de-semana será de caracter prático, oferecendo-lhe técnicas e conhecimentos para começar a horticultura baseada nos princípios da permacultura e/ou adaptar a sua horta existente. Utilizando a permacultura, irá ser capaz cooperar com a natureza e produzir colheitas abundantes com um mínimo de esforço.

IMG_0062

IMG_0749
Iremos examinar princípios ecológicos que o capacitarão a compreender e trabalhar tomando partido dos fluxos de energia existentes na natureza. Utilizando as nossas hortas como sala de aulas, veremos como podemos destilar os princípios da permacultura, da natureza, e aplicá-los a áreas específicas de horticultura.

IMG_0126
Uma parte importante da forma em que vivemos no Projecto Despertar a Vida é a ênfase na alimentação crua e nas plantas silvestres; queremos partilhar convosco como as comemos, cultivamos, colhemos e preparamos. Iremos mostrar como se pode incorporar mais plantas silvestres e plantas perenes, tanto na horta como na cozinha. Forrageando na quinta irá familiarizar-se com as plantas silvestres que vai poder encontrar perto da sua casa.

IMG_0131
No Domingo irá aplicar os princípios ensinados no planeamento e na construção dum canteiro elevado a partir do início, para ficar pronto para começar em casa.

IMG_0135
Neste fim de semana irá:
  • Ganhar confiança para aplicar os princípios da permacultura na sua horta;
  • Aprender acerca de princípios naturais ecológicos, fluxos de energia e de como trabalhar com os mesmos;
  • Aprender como podemos integrar espécies selvagens nas nossas hortas e refeições;
  • Sujar as mãos participando na construção prática de canteiros para hortícolas;
  • Ter a oportunidade para colocar questões e participar em discussões acerca de tópicos de interesse para si e para a sua horta;
  • Deliciar-se com refeições vegetarianas frescas e vivas, tendo oportunidade de aprender algumas técnicas da alimentação crua.

IMG_0767

O fim de semana começa com a sua chegada na Sexta-feira entre as 18 e 19 horas com um jantar em grupo e termina no Domingo as 16 horas com um chá e uma delícia crua!
Vamos saborear 3 abundantes refeições vegetarianas por dia, preparadas na hora.

O alojamento será em tendas e no nosso yurt mongol. Terá de trazer roupa de cama, uma lanterna, sapatos/botas para dar caminhadas, um casaco impermeável, um chapéu para o sol, bloco de notas e lapis/caneta. Também será muito útil trazer algo para sentar-se ao ar livre como uma almofada ou esteira.

Temos lugar apenas para 12 pessoas. Para reservar o seu lugar, faz favor contactar-nos e fazer um depósito não reembolsável de 30€. O seu investimento para este fim-de-semana é de 85€, que inclui o curso e todas as refeições.

O TEMPO PODE SER FRIO À NOITE E PODERÁ CHOVER, PELO QUE DEVERÀ VIR PREPARADO!
IMG_0134
Esperamos ser inspirados pela natureza na sua companhia!
Para mais informação, envie-nos um email:
Annelieke annelieke.van.der.sluijs@gmail.com
Laura arcticskua@gmail.com

IMG_0143

Sem comentários: