Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Paredes em Transição no seminário com Sepp Holzer, na Maia

Já há tempos que andava para colocar aqui este artigo. No dia 5 de Dezembro conseguimos reunir 7 elementos de Paredes em Transição no seminário com Sepp Holzer, o agricultor austríaco criador de uma versão muito própria de permacultura. O seminário foi organizado pelo Núcleo do Porto da Quercus, com a colaboração de Tamera.


A imagem engana. O seminário esgotou a lotação do auditório, e houve gente que assistiu em pé e sentada nos degraus.
Como o Sepp Holzer só se expressa em alemão, a Meike Müller, de Tamera, deu uma ajuda na tradução.


Eu já tinha feito um workshop de duas semanas com o Sepp Holzer, mas foi bom encontrá-lo de novo e confirmar que continua enérgico e vociferante como sempre!

O filme que iniciou a apresentação debruçava-se unicamente sobre o trabalho que ele desenvolveu na sua propriedade - Krameterhof - no vale do Lungau, em Salzburgo, na Áustria, mas o Sepp Holzer tem desenvolvido trabalhos de aconselhamento em vários pontos do globo, com resultados que servem de atestado ao génio deste homem. Um curto documentário sobre o seu trabalho de consultadoria no Equador pode ser visionado aqui.
Gostei especialmente de ver os slides do trabalho que ele tem orientado na Península Ibérica: Estremadura Espanhola, Andaluzia e Odemira. Segundo nos informou, foi tópico para um livro que deverá ser editado em Português na Primavera de 2011.



Sepp Holzer foi especialmente aplaudido quando disse algo como "Os políticos que incentivam o cultivo de organismos geneticamente modificados deviam ser metidos na prisão!". Penso até que foi aplaudido em pé.



No final do seminário. Sempre bom rever velhos amigos! Alguma vez veremos o génio de Sepp Holzer em acção em Paredes? Aprendam a ler o livro da Natureza!

4 comentários:

Manuela Araújo disse...

Olá Miguel

Gostei muito do seminário, e ainda bem que aqui colocou o testemunho. É espantoso o que Sepp Holzer consegue fazer ao trabalhar com a natureza e não contra ela.

Parabéns pela vossa Transição :)

E já agora, um bom Natal :)

Miguel Ângelo Leal disse...

Obrigado, Manuela! Gostava de ver mais exemplos do génio criativo deste senhor aqui em Portugal!
Um bom Natal para Famalicão!

Anónimo disse...

Boa tarde,

Tenho procurado a edição portuguesa do livro do Sepp Holzer mas não encontro em lado nehum. Alguém me pode ajudar a perceber onde posso adquirir.

Obrigado
João
jss1608@gmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde,

Tenho procurado a edição portuguesa do livro do Sepp Holzer mas não encontro em lado nehum. Alguém me pode ajudar a perceber onde posso adquirir.

Obrigado
João
jss1608@gmail.com