Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pode a Permacultura Mudar o Mundo?

*Sessão de Apresentação: Pode a Permacultura Mudar o Mundo? *
Com Peter Bampton e Laura Williams
com tradução para português
*16 de Dezembro, 5ªfeira, 21h30 *

*CONTACTOS:*
*Casa da Horta, Associação Cultural*
Rua de São Francisco, 12A
4050-548 Porto
Perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges.

Tel: 222024123 / 965545519


O que estamos a ver no futuro? É o medo de um desastre ou é uma motivação espiritualmente inspirada para criar um mundo melhor? Para aqueles de nós que se sentem responsáveis, esta é uma questão pendente. Se queremos trabalhar juntos para criar os próximos passos que tão urgentemente precisam ser dados, é fundamental que comecem a se articular e concordar com os valores e princípios que nos guiam. Então o que é Permacultura no contexto maior de nossa evolução cultural?
Permacultura é a concepção de sistemas que criam ambientes humanos sustentáveis.
A própria palavra é uma contracção de agricultura permanente, bem como cultura permanente, uma vez que as culturas não podem sobreviver por muito tempo sem uma base agrícola sustentável e um uso ético da terra. Em um nível, trata permacultura com plantas, animais, construções e infra-estruturas (água, energia, comunicações, etc.) No entanto, não é apenas sobre esses elementos em si, mas também sobre as relações que podemos estabelecer entre eles, devido à maneira em que colocá-los dentro da paisagem.
O objectivo é criar sistemas que sejam ecologicamente compatível e financeiramente viáveis, que podem fornecer para suas próprias necessidades, não exploram nem contaminar, e são sustentáveis a longo prazo. Permacultura utiliza plantas e animais qualidades “inerentes, combinado com as características naturais dos terrenos e construções, para produzir um sistema que pode suportar a vida, tanto na cidade e no campo, utilizando o espaço físico mínimo possível.
Esta filosofia de vida é construída em torno de três princípios éticos: o cuidar da terra, cuidar do povo, e da justa distribuição dos lucros. Neste sistema, o tempo, o excesso, a riqueza ea energia são reinvestidos na terra e do povo, para continuar a beneficiar a comunidade e ao mesmo tempo, considerando o quadro global.
É baseado na observação dos ecossistemas naturais, a sabedoria contida em práticas agrícolas tradicionais, bem como o conhecimento científico e a tecnologia modernas. Na sequência de modelos ecológicos, permacultura cria uma ecologia cultivada, que é projectada para produzir mais alimentos para os seres humanos do que normalmente é encontrado no mundo natural.
Retirado do sítio do Awakened Life Project :

ENTRADA LIVRE
Sugere-se uma contribuição simbólica, donativo, para poder contribuir para as despesas de deslocação dos convidados

Sem comentários: