No próximo Sábado, dia 26 de Março, pelas 15:00 horas, os residentes dos edifícios de apartamentos e moradias localizados nas ruas Infante D. Henrique e D. Afonso Henriques juntar-se-ão para plantar um conjunto de árvores de fruto nos dois espaços ajardinados existentes nas traseiras das suas residências.
À semelhança do que já acontece noutros municípios de Portugal, em que espaços deste tipo foram enriquecidos com árvores de fruto e frutos secos, sem prejuízo para a sua função decorativa, desejamos adicionar às árvores que já lá se encontram, algumas árvores que, para além da sombra, armazenamento de carbono e outras funções ecológicas nos proporcionem alimento num futuro em que se prevê que os alimentos venham a atingir preços hoje inimagináveis. A ideia é que cada um dos vizinhos se torne um protector destas árvores e deste espaço, actualmente um pouco negligenciado, e possa, a breve prazo, colher os frutos desta actividade.
Com esta actividade pretendemos, ainda reforçar o espírito de comunidade e cooperação entre vizinhos, em que muitos dos quais ainda não se conhecem. Desta forma, recriamos a resiliência em grande parte perdida pela nossa comunidade ao longo das últimas décadas.
Esta iniciativa dos vizinhos das ruas Infante D. Henrique e D. Afono Henriques será apoiado pela empresa Ferfor, um reputado fabricante de ferramentas local, com quase 50 anos de actividade, que nos oferecerá as ferramentas a utilizar no plantio das fruteiras
Sendo um dos objectivos do Movimento de Transição incentivar a relocalização da economia, entre outras modalidades através do consumo de produtos locais, e sendo a Ferfor uma empresa local, com uma reputação de produzir ferramentas de excelente qualidade para a actividade agrícola, entendemos que estão preenchidos todos os requisitos para se criar uma saudável parceria entre Paredes em Transição e a Ferfor.
Fiquem atentos a novas notícias sobre esta actividade, ao longo da semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário