Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Foi Assim a Oficina de Sabão Ecológico

E foi assim a oficina de sabão ecológico que realizámos no Domingo à tarde, no Espaço PROVE da Cooperativa Agrícola de Paredes.



Os 20 participantes tiveram a oportunidade de converter 18 litros de óleo de fritar usado numa enorme quantidade de sabões e sabonetes que, entretanto, ficarão a curar durante 2 semanas.
Tentámos ser criativos e usar vários tipos de resíduos nesta oficina, de modo que, para além do próprio óleo de fritar usado, usámos embalagens de leite, iogurtes e bolachas para enformar os sabões e sabonetes que fizemos, e também usámos baldes de cola para efectuar a mistura dos ingredientes. Até a medição de quantidades foi feita usando embalagens Tetrapak de litro usadas.





Para fazer sabão fizemos assim:


1. Diluímos 5 quilogramas de soda cáustica em 10 litros de água quente em três baldes
(balde 1:quilogramas de soda cáustica + 4 litros de água quente)
(balde 2: 2 quilogramas de soda cáustica + 4 litros de água quente)
(balde 3: 1 quilogramas de soda cáustica + 2 litros de água quente);


2. Depois de feita a diluição, dividimos cada balde de soda cáustica líquida por dois baldes;


3. A cada balde foi adicionado 6 litros de óleo e/ou azeite usado
(o balde 3 recebeu apenas 3 litros)


4. Misturámos (com uma vara de amieiro) durante 30-40 minutos;


5. Entretanto alguns grupos maceravam ervas aromáticas, canela, coco e obtiam raspa de citrinos, para obtenção de essências;


6. As essências (e em muitos casos os próprios materiais que lhes deram origem) eram adicionadas à mistura aquando da enformagem.





Ao mesmo tempo que a decorria decorria no interior do Espaço PROVE, no exterior o Alberto Marimba e o Rúben Carminé fizeram uma demonstração do potencial da bomba de aríete que montámos no Domingo anterior, e que, nessa manhã, tínhamos submetido a vários ensaios no Açude do Camões, na Ribeira de Senteais.


Com esta oficina, conseguimos fazer uma quantidade muito razoável de sabão e sabonete a partir de um resíduo - o óleo usado -  e usando resíduos como ferramentas no processo de fabrico. Para muitos dos presentes, foi um processo de aprendizagem que contribuirá para reforçar a sua resiliência familiar. Foi também um exercício de reconstrução da comunidade, e um espaço para troca de conhecimentos. 


As imagens que aparecem no vídeo que pode ser visto abaixo foram obtidas pelo António Cobeira, que veio de Matosinhos para participar nesta oficina e conhecer o movimento Paredes em Transição, e que, esperamos, venha a ser um dos fundadores do futuro movimento Matosinhos em Transição, como é o seu desejo. Também foi o António que, espontaneamente, editou o vídeo, o que muito agradecemos.




Sem comentários: