Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sintra em Transição

Gostaria de partilhar com vocês este excelente vídeo que os nosso colegas de Sintra em Transição acabaram de publicar. 
O vídeo, extremamente bem produzido por um grupo que já nos vem habituando a grafismos de uma qualidade notável, incluindo um dos mais bonitos logótipos de um movimento de Transição em qualquer parte do Mundo, ilustra o permablitz que eles realizaram na Casa Amarela no dia 20 de Março.

O logótipo de Sintra em Transição. Tiro-lhes o meu chapéu...

O cartaz que anunciava este evento. Excelente!

Como eles mesmos descrevem, O termo Permablitz é uma contracção entre permacultura e blitz. Permacultura é um sistema ético de design de um modo de vida sustentável, desenvolvido como alternativa à agricultura industrial intensiva e que tem em conta a agricultura orgânica, florestação sustentável, horticultura e agro-florestas, assim como o conhecimento das comunidades locais acerca da terra. Blitz vem do termo alemão para relâmpago e significa uma aplicação focada de energia ou um esforço concentrado de voluntários.

O termo Ajudadas provém de uma tradição cultural portuguesa na qual um conjunto de pessoas de uma localidade se juntava para trabalhar cooperativamente na realização de determinadas tarefas, principalmente ligadas à terra e à produção de alimentos São também conhecidos os termos torna-geira, minga, mutirão, vessadas, etc.....


Parabéns Sintra em Transição!

Sem comentários: