Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

The End of Suburbia Moment. Part 2

Durante a conferência tive a oportunidade de entrevistar Rob Hopkins e Peter Lipman, e questionei-os acerca das impressões com que ficaram após a apresentação de Nicole Foss (Stoneleigh). Por sorte, o Emílio Mula e a Sara Hammond do Nu-Project filmaram a entrevista.
Como digo no vídeo, na noite que se seguiu à apresentação de Stoneleigh não consegui evitar permanecer acordado na cama durante um bom par de horas, considerando e reconsiderando as implicações que a nova informação teria na minha vida, na minha família, na minha comunidade.
Ao momento em que tudo o que considerávamos como normal e incontornável nos é apresentado como algo profundamente errado, insustentável e prestes a terminar, Rob Hopkins chama "The End of Suburbia Moment". Nunca pensei que pudesse viver um "The End of Suburbia Moment. Part 2", mas aconteceu durante esta apresentação. E pelos vistos foi geral.
Fiquei extremamente surpreendido quando descobri que o Rob Hopkins escolheu este vídeo para encerrar a colectânea relativa à Conferência Transition Network 2010.
O título "One Question" revela a importância do tema.


Sem comentários: