Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

sábado, 3 de julho de 2010

Notícias de outra Transição

Olá a todos! Notícias da transição newton abbotiana (Newton Abbot, Devon, UK): http://www.transitionnewtonabbot.org.uk/.

O projecto em que estamos (eu e a Maria Inês) mais envolvidas é a horta comunitária. O terreno, muito simpaticamente localizado à beira rio, foi doado pela câmara (uma ideia para o vosso município) acerca de 1 ano e meio. Nessa altura, a transição Newton Abbot estava a dar os primeiros passos e a horta deu uma ajuda a materializar o projecto.

A permacultura é um conceito central na nossa horta. Não se destina portanto só a envolver a comunidade na produção de vegetais e fruta localmente, o que já é uma missão ambiciosa e meritória. Esta horta também tem o objectivo de servir de montra a uma abordagem da agricultura que pretende reproduzir as relações que se estabelecem nos sistemas ecológicos naturais.

O nosso plano da horta contempla uma área reservada à biodiversidade, à volta do charco que construímos e que neste momento pulula de libélulas e tritões e outras espécies que eu não faço ideia. E muito importante contempla também de um forest garden; uma pequena área de bosque em que possamos ter árvores de fruto (castanheiros, macieiras, ameixoeiras), pequenos arbustos e outras plantas perenes comestíveis e que requeira uma energia mínima da parte do agricultor. Esta parte é futuro.

Nos últimos tempos, temos nos concentrado nas plantas anuais (feijões, ervilhas, batatas, saladas, cebolas) que fomos plantando intervaladas com ervas aromáticas e flores benéficas a cada espécie.
Para mim, o mais interessante no projecto é vê-lo evoluir conforme as pessoas do grupo vão amadurecendo os conceitos e novas pessoas vêem e outras vão. E ir à horta é acima de tudo um evento social!
Gosto do vosso blog e vai-me mantendo informada.
Até já,
Miriam

4 comentários:

Miguel Ângelo Leal disse...

Miriam, que bela surpresa!
Quando conheci a Miriam e a Maria Inês durante a conferência da Transition Network 2010, elas mostraram-me imagens deste maravilhoso projecto em que participam, inserido na actividade da Transition Newton Abbot (Transition Initiative 115). Achei que poderíamos aprender bastante com elas, e é com grande satisfação que leio esta sua primeira entrada! O movimento de transição em Newton Abbot e a Miriam e a Inês poderão ser uma fonte de inspiração para Paredes em Transição.
Muito obrigado!

maria joão fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maria joão fonseca disse...

Bem-vindas ao blogue Paredes em Transição!
Parabéns pelo vosso magnífico projecto. Ficamos à espera de mais contribuições de Newton Abbot esperamos poder aprender com as vossas experiências.

MA disse...

O vosso projecto da horta comunitária é definitivamente uma ideia a considerar aqui em Paredes!
Talvez envolvendo as escolas primárias locais?!

Já agora... Bem Vindas Miriam e Maria Inês