Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Oficina de Reutilização

Um dos 12 ingredientes do Modelo de Transição é "Reaprender as Artes e Ofícios", internacionalmente conhecido como "The Great Reskilling", e consiste numa série de workshops que visam ensinar aos participantes artes como a produção de alimentos nos nossos quintais e terraços, a utilização de bolotas para confecção de pão e outros alimentos, aprender a conhecer plantas e fungos selvagens que poderemos incluir na nossa dieta, uso de materiais de construção alternativos, trabalhos de carpintaria, costura, etc., etc., etc.

O Núcleo do Porto da
Quercus tem levado a cabo, com bastante sucesso até, vários workshops nesta linha, que cobriram temas que vão desde as decorações de natal até à utilização culinária de plantas aromáticas e condimentares. Penso que deveria ter acrescentado que estes workshops decorrem de uma forma muito informal, num ambiente extremamente agradável.
No próximo Sábado a 8, dia 17 de Julho, decorrerá na sede do Porto (na Maia) mais um destes workshops, desta vez sobre a reutilização de papel já usado:


OFICINA DE REUTILIZAÇÃO

Durante muitos anos nos habituamos a utilizar o papel e em seguida deitá-lo fora muito facilmente. Mas nunca nos apercebemos que este pequeno gesto originou uma produção em massa de papel por parte das grandes empresas de celulose. Para a criação de uma resma de papel (com 500 folhas) é necessário 7% de uma árvore, ou seja uma árvore produz 15 resmas. Mas se pensarmos que por exemplo cada empregado de escritório gasta em média 20.000 folhas por ano, onde a maior parte acaba por seguir para o lixo já nos obriga a repensar que devemos adoptar estratégias que contrariem esses gastos.

Sabia que uma simples folha de papel demora cerca de 6 MESES até se degradar por completo?

Desta forma numa tentativa de alertar para o desperdício de papel que se faz diariamente a Quercus convida-o a participar na Oficina de Reutilização onde aprenderá a técnica do reaproveitamento do papel proveniente de revistas e jornais que se traduzirão em belos objectos muito úteis e por um preço nulo.

Participe e ajude este mundo a tornar-se um local melhor para viver!


OFICINA DE REUTILIZAÇÃO

Local: Quinta da Gruta

Dia: Sábado, 17 de Julho de 2010

Horário: 15h30 às 17h30

Formadora: Ana Moreira

*Valor: Sócio - 3€ / Não Sócio - 4€

Transferência bancária – 0035 0730 0003 2687 6307 6

*Inclui Certificado de Participação e todos os materiais necessários à execução da oficina.

Para mais informações contacte:

Quercus – Núcleo Regional do Porto

Quinta da Gruta, Rua João Maia, 540

4475-643 MAIA

Telm:931620212/Tel: 222 011 065

Email: porto@quercus.pt

Sem comentários: