Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

domingo, 13 de março de 2011

A Oficina de Hortas Móveis

Enquanto em Lisboa, no Porto, e um pouco por todo o país centenas de milhar de pessoas saíram à rua para protestar contra a triste maneira como temos sido governados por sucessivos governos, em Paredes em Transição juntámo-nos para trocar conhecimentos sobre como construirmos a nossa horta móvel, nas alturas ou não.


Durante a oficina, várias foram as vozes que se fizeram ouvir, dizendo "Se não estivesse aqui, estava nos Aliados".  E volta e meia alguém aparecia com alguma informação sobre os números da maior manifestação de descontentamento dos nossos dias. As nossas felicitações a quem esteve presente.



Esta oficina teve início com uma visita à Horta nas Alturas, e englobou a construção de hortas móveis em caixas de esferovite e de alfobres de sementes em embalagens Tetrapak. As caixas de esferovite são as normalmente utilizadas para transportar pescado, e conseguimos uma boa quantidade delas do supermercado Modelo.

A oficina teve lugar no espaço PROVE, na Cooperativa Agrícola de Paredes, a quem agradecemos o apoio, e foram mais de 30 as pessoas que passaram pela oficina, entre sócios de Paredes em Transição, não sócios e novos sócios. 

O contingente de crianças também foi forte!

E o convívio entre gerações, tão saudável.


Foram feitas, quê, 17 caixas?

Caixa dupla, para cenouras.

Alfaces, acelgas, beterraba, salsa, rúcola, morangueiros, cebolinho, cenouras...

Gastámos 5 sacos de terra para jardim de 70 litros cada...

A parte inferior do conteúdo de cada caixa era constituída por lixo orgânico...











Preparando as embalagens Tetrapak...

O truque para tapar o local do bico...

Escolhendo as sementes para os alfobres...

Acabámos por decidir deixar a construção do vermicompostor caseiro para uma próxima oficina que dedicaremos só a esse efeito. No entanto, a nossa colónia de minhocas-vermelhas-da-Califórina encontra-se, agora, dividida por 5 habitações, cada uma das novas colónias a cargo de uma criança que cuidará de fazer com que cresçam e se multipliquem...

Foto de grupo final. Obrigado ao José Alberto, autor da esmagadora maioria destas imagens.
O saldo final: uma tarde bem passada, uma data de gente satisfeita e a pedir mais, 7 novos sócios e a vontade de fazer muito mais para recuperar a resiliência da nossa comunidade. Estamos em Transição!
Fiquem atentos a novos anúncios.

5 comentários:

Anónimo disse...

força Paredes! abraços grandes para aí! Filipe de Telheiras

Miguel Ângelo Leal disse...

Obrigado, Filipe. Força para a Iniciativa de Transição de Telheiras!

Manuela Araújo disse...

Uma excelente ideia! Parabéns Miguel, parabéns Paredes. Estou a contar com esse êxito da Transição em Paredes para ver se alguns famalicenses se entusiasmam!

Qualquer dia recrutamos o Miguel :)))


Continuação de muita força para essa Transição!

Miguel Ângelo Leal disse...

Obrigados, Manuela. Isto é o fruto da vontade e esforço de um grupo de pessoas que, felizmente, está a crescer. Venha lá Famalicão em Transição, que cá estamos para ajudar!

Ana do Norte disse...

Parabéns. Uma ideia com futuro. Queria seguir a ideia.
Por favor onde posso comprar caixas de esferovite