Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Um copo de saúde…

Há dias, o movimento Paredes em Transição juntou alguns dos seus membros para se dedicarem a uma tarefa que será novidade para muitos: fazer concentrado de flor de Sabugueiro, vulgarmente conhecido como "elixir de sabugueiro"! Isso mesmo, aquelas árvores (Sambucus nigra) que vocês vêem nas bordas da estrada e que por volta desta altura (meses de Maio e Junho, sensivelmente) ficam em flor.
Ainda não sabem para que são usadas as flores e bagas de Sabugueiro?
Passem os dedinhos pelo teclado e descubram as suas indicações terapêuticas e os diferentes usos que lhes são dados. Acreditem, estão a ser desperdiçados…

Como tudo aconteceu…
A jornada teve início com a apanha da flor (obrigada mãe, pelo esforço)…
As flores apanhadas ficaram em água durante três dias, num sítio bem fresco, para libertarem o sumo das flores…


Depois, lá nos reunimos para pôr mãos à obra… Qual linha de montagem, o pessoal estava organizado e o trabalho fez-se num instante! Assim, uns espremeram limões, outros coaram a água e dois de nós mexeram o preparado.



Foi uma experiência agradável. Pode ver-se, estampada no nosso rosto, a verdadeira expressão de “alegria no trabalho”!



Como fizemos o nosso Elixir ou Sumo de Sabugueiro, passo a passo:
1. Começamos por coar todos os resíduos da água e reservamos o líquido que restou: limpo mas com um intenso e agradável aroma a sabugueiro.
2. À água coada juntámos açúcar e sumo de limão (1 litro de água por 1 Kg de açúcar e limões).
3. Estava, então, na hora de mexer o preparado: 15 minutos para a esquerda e 15 minutos para a direita (a mesma pessoa deve fazer este serviço durante cada período de 15 minutos…)
4. Depois, foi só verter o suminho para garrafas. Algumas congelaram-se, outras foram guardadas no frigorífico, prontas a servir.



Missão impossível? Nem por sombras:
Foi difícil? Nada.
Foi custoso? Bem pelo contrário.
Miúdos e graúdos juntaram-se e, com todos a ajudar, não levou mais de uma hora a dar a tarefa por concluída.
Uma missão bem possível, meus amigos… E para quem tiver limoeiros, bem barata… Os únicos gastos são os da água (se não for do poço) e o açúcar… As flores, essas encontram-se pelos campos fora, e são de quem as apanhar!

Como utilizar o Sumo de Sabugueiro…
O elixir que preparamos é um concentrado. Assim, deve preparar-se a bebida da mesma forma que fazemos com qualquer sumo concentrado: uma pequena porção de elixir (o fundo de um copo ou de uma jarra, conforme o caso), enchendo-se o resto do recipiente com água ou mesmo água com gás. As quantidades certas acabam por funcionar ao gosto de cada um: mais elixir para os mais gulosos, menos para os menos lambareiros…

Uma coisa é mais do que certa: fresquinho é uma delícia… Trata-se do caso, literalmente, de se juntar o útil ao agradável!
Um verdadeiro copo de saúde… com um gosto excelente!

2 comentários:

Miguel Ângelo Leal disse...

Ainda há um bocado bebi um copo e soube-me pela vida! O que me recorda: é melhor pôr uma garrafa já a descongelar...

Miguel Ângelo Leal disse...

Xanda, podias explicar melhor quais as quantidades? Quanto de água, quanto de flores, quanto de limões e quanto de açúcar?