No nosso grupo de amigos temos uma tradição já com vários anos, que é a romaria ao São Martinho, na cidade vizinha de Penafiel, a cerca de 5 quilómetros de Paredes. A tradição, no espírito de Transição, é ir a pé, e o percurso, feito, em boa parte, por caminhos agrícolas, é metade da diversão da noite. Este ano, pela primeira vez, o São Martinho foi um pouco húmido, mas poupou-nos durante o caminho.
São Martinho é o santo padroeiro de Penafiel, e a a romaria é uma das mais concorridas da região. O São Martinho é também considerado o padroeiro dos cavalos, e é como feira de equídeos (burros e mulas - cada vez mais raras - também) e de tudo o mais que tenha a ver com estes animais, e que ainda se realiza, mas é, acima de tudo, uma festa da comunidade, a que acorre a gente das redondezas, e onde se vende gado, produtos agrícolas, ferramentas, muitas delas artesanais e feitas na região.
Para nós, é a oportunidade para reunirmos o grupo, pôr-mos a conversa em dia, misturarmo-nos com a multidão e provar as tortas de São Martinho, as castanhas assadas, o vinho novo (verde tinto) que as várias adegas cooperativas propõem, o biscoito da Teixeira, os frutos secos... de que é me me esqueci? Papas, moelas...
Quem quer uma castanha assada?
As tortas de São Martinho.
Quentes e boas!
Feira de artesanato.
Até bailarico houve!
Sem comentários:
Enviar um comentário