Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

sábado, 6 de novembro de 2010

Outubro foi um bom mês para a Transição em Portugal

Outubro foi um bom mês para o desenvolvimento do movimento Cidades em Transição em Portugal.
O primeiro curso de iniciativas de Transição a ocorrer em Portugal desenrolou-se nos dias 16 e 17, organizado pelo João Leitão e pelos colegas de Pombal, trouxe May East e Mandy Dean a nosso país e juntou um excelente grupo composto por três dezenas de pessoas ávidas por agarrarem o modelo Cidades em Transição e começarem a espalhar a mudança nas suas comunidades.
Logo a seguir tivemos o workshop da Jacqi Hodgson no Glocal 2010, que atraiu cerca de 60 participantes - o dobro do que se esperava! Nessa conferência, em que o Luís Queirós apresentou o projecto Rio Vivo, uma iniciativa de Transição na localidade de São Pedro de Rio Seco, em Almeida, e o Rúben Carminé apresentou o projecto PROVE Terras do Sousa, tive, ainda, a oportunidade de apresentar o movimento Paredes em Transição.
No dia seguinte conseguimos ter a Jacqi em Paredes a apresentar uma palestra sobre o pico do petróleo, alterações climáticas, contracção económica e Transição às 28 pessoas que compareceram a uma chamada. 
Escassos dias mais tarde, os colegas de Telheiras conseguiram o feito de reunir para cima de 100 pessoas que assistiram à projecção do filme The End of Suburbia. É obra, e quando alguém escrever sobre a história do movimento Cidades em Transição em Portugal este evento não poderá deixar de ser mencionado.
Em Paredes publicamos duas estórias de Transição no nosso maior jornal local, O Verdadeiro Olhar, que parece terem criado alguma confusão, e juntámos um bom número de elementos numa actividade em que se fizeram compotas, pão, pizza e muitas outras coisas deliciosas. Reuniões com o poder local e a cooperativa de agricultores correram bastante bem e prometem desenvolvimento.
Outubro foi um bom mês. Novembro promete sê-lo, igualmente.
É com uma enorme satisfação que encontro mais duas iniciativas portuguesas listadas no directório da Transition Network. A página da  Iniciativa de Transição em Telheiras no directório foi um passo natural a partir do evento do dia 27. Daqui a momentos inicia-se a sua primeira reunião oficial. Boa sorte!
Especial satisfação foi saber que após ter assistido à palestra da Jacqi em Paredes, o Luís Ribeiro resolveu meter mãos à obra e reunir um grupo de colegas para criar o movimento UMinho in Transition, a Primeira Universidade em Transição em Portugal! Segundo me contou o Luís, a reunião que tiveram ocorreu  simultaneamente a duas outras reuniões importantes na Universidade do Minho, e algumas pessoas passaram na da Transição apenas para terem um "cheirinho" do que se passava, mas acabaram por ficar até ao fim. Parabéns e sucesso para as novas iniciativas!
E agora tenho que ir rapidamente ao moleiro comprar farinha ;-)

1 comentário:

Ana Fonseca disse...

Um abração de Montemor-o-Novo!
Não oficialmente, mas aqui também estamos a fazer a diferença. A coisa "pegou fogo" como incêndio em ceara seca.
Ana Fonseca