Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Lesmas!

Socorro! Uma horda de lesmas está a comer os nossos brócolos, acelgas, alfaces... nem os rabanetes escapam!
 Vejam só o que as malvadas fazem aos brócolos!

 Lá está uma! Apanhada com a boca na botija (ou antes, nos brócolos).

Como eu dizia acima, nem os rabanetes escapam!


Mas como as caixas são brancas e as lesmas escuras, facilmente se descobrem as infelizes. 

 
Muito mais difícil encontrá-las na terra.



Estão a ver o que eu dizia? Olhem esta artista, transitando de uma caixa para outra! Fácil de vislumbrar, ali no branco da esferovite.

Duas compinchas... já vão ver.

Como estamos a lidar com o problema? Regra geral, as lesmas escondem-se durante o dia, aventurando-se na busca de alimento durante a noite. Assim sendo, fazemos várias batidas no terraço à noite, e a verdade é que cada vez encontramos menos lesmas. Ou estamos a eliminar as que tem preferência por deslizar a esferovite, ou estamos a conseguir reduzir a população.
O ecossistema que criámos nas alturas está em desequilíbrio (sempre esteve). Agora falta um predador de lesmas. O que diria o Geoff Lawton sobre o assunto? Penso que diria que este nosso ecossistema nas alturas tem uma deficiência de patos ;-)
Por enquanto, há que continuar com as batidas, se queremos ter vegetais para a mesa. 

Sem comentários: