Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Oficina de Sabão Ecológico

A actividade estava prometida há muito, e hoje cumprimos o prometido.
O objectivo era fabricarmos sabão ou sabonete usando para tal o óleo e azeite que foram sendo guardados depois de terem sido utilizados para fritar batatas, rissóis, etc...

O grupo (ou parte dele) em plena tarefa.

 O primeiro passo foi dissolver a soda cáustica, em água bem quente, mexendo até ficar líquida.

Depois houve que juntar a soda cáustica ao óleo e azeite entretanto filtrados (mantivemos os dois tipos de óleo separados, para termos uma ideia do tipo de sabão que cada um irá gerar). A mistura deverá ser mexida durante 30 a 40 minutos, até adquirir consistência.

Entretanto, afastado o risco da soda cáustica, as nossas crianças entraram em acção e deram o seu melhor a recolher as folhas e flores de alecrim...

Que depois foi macerado num almofariz, com azeite, para se recolher as essências


Por vezes é necessário que os adultos dêem uma ajuda...

Recolhendo raspa de laranja e pedacinhos da casca de laranja, para aromatizar e dar textura a alguns dos sabonetes...

Para o que também usámos canela e aveia.

Deitando nas formas (no nosso caso usámos pacotes Tetra Pak e de iogurte).

O produto já nas formas, onde esperará alguns dias até poder ser usado. Nota: só deverá ser usado 10 dias após a confecção.

Uma boa utilização para os pacotes Tetra Pak e de iogurtes, que ainda poderão ser reutilizados ou enviados para reciclagem.


Acabámos por experimentar algumas variedades de sabão/sabonete:
  • Simples
  • Com aroma e textura de laranja
  • Anis-estrela e cardamomo
  • Canela
  • Aveia
  • Azeite e alecrim
Não podemos deixar de agradecer à Cooperativa Agrícola de Paredes pelo espaço e pelas as condições que nos proporcionou para podermos efectuar esta actividade. Bem hajam!


Receita:
  • Juntar 0,35L de soda cáustica líquida por cada litro de óleo ou azeite;
  • depois de adicionar a soda cáustica ao óleo/azeite, mexer 30 a 40 min até adquirir consistência;
  • juntar as essências e corantes antes de enformar;
  • esperar 10 dias até usar.

2 comentários:

Miguel Ângelo Leal disse...

Faltou deixar um agradecimento à Geprix - Gestão e Engenharia da Prevenção Lda., que amavelmente nos emprestou as batas e restante equipamento de segurança.
Obrigado José Alberto e Maria Otília.

MA disse...

Aguardamos as actualizações sobre o estado do sabão. No sábado já cheirava a sabãp, mas será que já começou a solidificar?