Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Reflexão sobre a situação actual do País



Análise de grande lucidez sobre a situação do país feita por Frei Fernando Ventura. Vejam que vale a pena.

Já agora, e se bem que concorde com todas as vogais, consoantes e suspiros do orador, saliento que o movimento "Paredes em Transição" é rigorosamente apolítico.

1 comentário:

Miguel Ângelo Leal disse...

Sobre esta intervenção do Frei Fernado Ventura, encontrei estes dois comentários no blog De Rerum Natura:

Comentário 1.
Exactíssimo diagnóstico, penso.
Mas, que posso eu fazer?
Enquanto penso em alguma coisa mais útil, confesso que não tenho qualquer ânimo ou paciência para as comemorações da República, enquanto realidade histórica vivida, e admito, em próximas eleições, presidenciais, legislativas e autárquicas, fazer uma cruz de canto a canto nos respectivos boletins de voto.
Sei que isto é pouco, e eventualmente inútil, pelo que me obrigo a procurar algo mais satisfatório. Afinal, eu e o meu semelhante andamos por aí... Temos que fazer algo...

Comentário ao comentário 1
Perdoamos lhe todas as virgulas que quiser, meu caro José da Ascencao, mas o que nao lhe consigo perdoar é a sua pergunta "Mas, que posso eu fazer?" Talvez ir ao café e beber um copo? falar com os amigos sobre a convocatoria do Bento? O que pode o Sr. fazer? sentar no sofá, colocar um cobertor sobre os pes, que com este frio nao vá apanhar um resfriado, e ligar a televisao para ver um filmezinho. O que pode fazer? Aconchege-se no quentinho e deixe o mundo girar que para isso nao é preciso empurrar. Tire uma bebida quentinha e saboreie e respire fundo e vá dormir descansadinho. Durma transquilo enquanto lhe vao ao bolso. Esteja há vontade enquanto outros lhe confiscam os bens. Esteja sossegado que os seus filho hao de ter um diploma, nem que seja preciso pagar um bocadinho mais e isso é que é importante. Nao mexa uma palha que afinal o país é tecnologicamente avancado, até há quem aprenda na escola a ligar um computador. Nao se preocupe porque o Socrátes já nao ganha as eleicoes, lá terá que tirar umas férias. Afinal de contas já há muito tempo que nao passa pelas Maldivas. O que pode fazer?? Acorde homem. Puxe dos pulmoes e ganhe voz. Lute pela justica. Fiscalize. Saia há rua e denuncie o que está mal. E nao se cale até que lhe oucam. Anda prá frente homem. Nao fique aí parado enquanto lhe enfardam com farinha. Mostre um pouco de alma. Descubra onde lhe gastam o dinheiro. Há obras há sua volta? peca as contas e faca perguntas. Quem? Porque? Como? Quando? Verifique. Fiscalize e lute por aquilo que acredita. Carago homem mostre um pouco de vida. Saia ha rua e corrija o que está mal. Procure quem faz o mesmo. Tenha corajem homem, voce de onde é? Se nao encontra nada para corrigir pergunte ao seu próximo que ele certamente lhe saberá dizer. Combata a evasao fiscal. Peca sempre o recibo e declare sempre tudo e verifique que outros tambem o facam. Nao deixe que o tomem por parvo. Ascenda-se Sr. Ascensao. Irra, o que faz falta as este país nao é líderes, é gente com raça.