Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

1.º Curso de Iniciativas de Transição, Pombal, 16 e 17 de Outubro de 2010

Este fim-de-semana desloquei-me à bela cidade de Pombal para frequentar o que foi o 1.º Curso de Iniciativas de Transição em Portugal, organizado pelos nossos colegas do movimento Pombal em Transição.
O curso foi dinamizado por May East, da eco-aldeia de Findhorn, na Escócia, e por Mandy Dean, do movimento de Transição de Bro Ddyfi, no País de Gales. Não poderia ter corrido melhor. As dinamizadores foram excelentes, o conteúdo foi excelente, as instalações, na Junta de Freguesia de Pombal, excelentes, a organização excelente, e o mesmo com os participantes, que chegaram de todo o país. Não ficou uma única vaga por preencher.
Talvez o melhor deste curso tenha sido mesmo a comunidade que se iniciou ali, com gente interessada em criar iniciativas de transição nas suas vilas, aldeias, cidades, e dar início à transição do Portugal que temos para um Portugal mais resiliente, solidário e positivo. Foi um fim-de-semana de trabalho, sim, mas também de muita satisfação, e do qual saí muito enriquecido.
Gostaria de agradecer o convite aos colegas do Pombal em Transição e ao João Leitão, em particular.


O João Leitão, do movimento Pombal em Transição deu início aos trabalhos.




Confraternização ao fim do primeiro dia, na escadaria da igreja, no Largo Marquês de Pombal.



No final do exercício de Espaço Aberto.


Exercício de back-casting.



No final, cada um partilhou as suas impressões sobre o evento, e sobre as perpectivas do futuro que daqui pode germinar. O Ricardo foi o Maior!

3 comentários:

João Martins Leitão disse...

Obrigado por tudo Miguel. Um grande abraço de Pombal para Paredes, a 1ª Iniciativa de Transição em Portugal.

Manuela Araújo disse...

Como gostaria de ter estado, mas desta vez não pude mesmo. Se houver próxima (e espero que haja, quem sabe em Paredes), farei o possível por estar presente.
Sucesso para a Transição em Paredes!

João:
Sucesso para a Transição em Pombal!

Miguel Ângelo Leal disse...

Sucesso para a Transição em Portugal! ;-)