Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Construção de um Lago Artificial

Há tempos fui convidado pelo Ricardo Marques para participar na construção de um lago artificial na quinta de um familiar, em plena cidade do Porto. O resultado é o vídeo que podem ver abaixo.
O objectivo deste lago era criar um micloclima no local, potenciar o desenvolvimento das plantas vizinhas e criar um novo e diferente habitat, aumentando a biodiversidade no local. As rãs que aqui viverão contribuirão para manter as populações de insectos e lesmas sob controlo.
Neste filme pode ver-se o processo de construção, passo a passo. Dá para aprender e encontrar inspiração para empreender projectos semelhantes.
Inspiração é igualmente a energia gerada pela mobilização do grupo empenhada em fazer do projecto realidade. É desta energia que precisamos para imprimirmos a mudança que queremos para o Mundo em que vivemos.



3 comentários:

Anónimo disse...

Sou paisagista e também construo cascatas e lagos artificiais. Fiquei impressionado com a alegria das pessoas construindo o seu lago, que por sinal ficou muito lindo, gostei da mensagem que foi transmitida.
Joel-
greenhillpaisagismo@hotmail.com

Isabelinha disse...

Parabéns! O lago ficou excelente!
Só queria perguntar como fazem para mudar a água?

Miguel Ângelo Leal disse...

Isabelinha,
A ideia é que a vegetação que se desenvolve no lago trate da limpeza da água (auto-depuração), evitando a necessidade de trocar a água.