Paredes em Transição

O movimento Paredes em Transição é uma rede de amigos que vivem na cidade de Paredes, no Norte de Portugal, que partilham a preocupação de que a debilitante dependência em combustíveis baratos de que a nossa sociedade e economia padecem – e que não está a receber a devida atenção dos vários governos, que parecem actuar na premissa de que o petróleo barato e abundante continuará por cá em perpetuidade – possa vir a resultar em graves e imprevisíveis problemas de que a tecnologia não conseguirá livrar-nos, e que poderão afectar muito negativamente o nosso futuro e o dos nossos filhos. Saiba mais no menu Projecto.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Núcleo de Paredes do Projecto Prove Terras do Sousa

Gostaria de vos apresentar o projecto Prove Terras do Sousa, de que faço parte e de que estou bastante orgulhoso.

O Prove tem por objectivo criar uma ligação directa entre consumidor e produtor agrícola, proporcionando produtos horto-frutícolas que são apresentados em cabazes de peso compreendido entres os 6 e os 9 quilogramas.

Colhidos no próprio dia das entregas, os produtos hortícolas presentes nos cabazes, que resultam de processos de agricultura tradicional, apresentam sabor e frescura inigualáveis por produtos adquiridos nas grandes superfícies.




O núcleo Prove de Paredes iniciou a sua actividade em Julho de 2009, com um grupo de 6 pequenos produtores do concelho de Paredes, representativos de 5 freguesias.

A entrega dos cabazes horto-frutícolas realiza-se nas instalações da Cooperativa Agrícola de Paredes, que apoiou a iniciativa desde a primeira hora.

Passado um ano, o núcleo de produtores reduziu-se a 4, consolidando-se o número de entregas de cabazes nas 60 unidades por mês, entre clientes semanais e quinzenais.

Ainda em Outubro de 2009, foi apresentado o desafio de levar a iniciativa Prove à área metropolitana do Porto, passando o núcleo Prove Paredes a entregar cabazes em Ermesinde (no Horto NaturEsplendor) e no Porto, no Horto Quinta do Tronco, no Amial. As entregas nestes dois pontos totalizam já 88 cabazes por mês.

O Núcleo de Paredes faz questão em entregar os seus produtos em cabazes de verga, divulgando e fomentando a actividade dos artesãos do vale do Sousa.
Pode encontrar-nos
aqui.

Sem comentários: