Este fim-de-semana desloquei-me à bela cidade de Pombal para frequentar o que foi o 1.º Curso de Iniciativas de Transição em Portugal, organizado pelos nossos colegas do movimento Pombal em Transição.
O curso foi dinamizado por May East, da eco-aldeia de Findhorn, na Escócia, e por Mandy Dean, do movimento de Transição de Bro Ddyfi, no País de Gales. Não poderia ter corrido melhor. As dinamizadores foram excelentes, o conteúdo foi excelente, as instalações, na Junta de Freguesia de Pombal, excelentes, a organização excelente, e o mesmo com os participantes, que chegaram de todo o país. Não ficou uma única vaga por preencher.
Talvez o melhor deste curso tenha sido mesmo a comunidade que se iniciou ali, com gente interessada em criar iniciativas de transição nas suas vilas, aldeias, cidades, e dar início à transição do Portugal que temos para um Portugal mais resiliente, solidário e positivo. Foi um fim-de-semana de trabalho, sim, mas também de muita satisfação, e do qual saí muito enriquecido.
Gostaria de agradecer o convite aos colegas do Pombal em Transição e ao João Leitão, em particular.
O João Leitão, do movimento Pombal em Transição deu início aos trabalhos.
Confraternização ao fim do primeiro dia, na escadaria da igreja, no Largo Marquês de Pombal.
No final do exercício de Espaço Aberto.
No final, cada um partilhou as suas impressões sobre o evento, e sobre as perpectivas do futuro que daqui pode germinar. O Ricardo foi o Maior!
3 comentários:
Obrigado por tudo Miguel. Um grande abraço de Pombal para Paredes, a 1ª Iniciativa de Transição em Portugal.
Como gostaria de ter estado, mas desta vez não pude mesmo. Se houver próxima (e espero que haja, quem sabe em Paredes), farei o possível por estar presente.
Sucesso para a Transição em Paredes!
João:
Sucesso para a Transição em Pombal!
Sucesso para a Transição em Portugal! ;-)
Enviar um comentário